Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MWC 2023 | OPPO apresenta tag de rastreamento que funciona sem bateria

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Março de 2023 às 14h02

Link copiado!

Reprodução/OPPO
Reprodução/OPPO
Tudo sobre Oppo

Sem grandes anúncios, a participação da Oppo na MWC 2023 teve como um dos destaques a Zero-Power Tag, protótipo de rival das Apple AirTags e Samsung Galaxy SmartTags que tem como maior diferencial o funcionamento sem bateria. Demonstrada em uma espécie de cartão, a inovação funciona de uma maneira engenhosa ao aproveitar as ondas eletromagnéticas do ambiente para se alimentar e emitir o sinal de rastreamento, abrindo margem para evitar a fabricação e descarte de células de energia, que poderiam causar impactos ambientais.

No ano passado, a OPPO apresentou estudos sobre uma tecnologia que chamou de Zero-Power Connection. De maneira bastante resumida, essa rede de comunicação tiraria proveito das ondas eletromagnéticas que já operam em diferentes ambientes — redes móveis, Wi-Fi, Bluetooth — para energizar dispositivos compatíveis e estabelecer assim a comunicação. Quase um ano depois, o primeiro fruto desses estudos nasce na forma da Zero-Power Tag.

Continua após a publicidade

A tecnologia foi apresentada na MWC na forma de um cartão, nas cores preto e branco, que traz o chip dedicado e os circuitos complementares, mas a companhia assegura que, quando a solução estiver finalizada, será possível encontrá-la como um adesivo comum. O objetivo com esse dispositivo é turbinar as capacidades da Internet das Coisas (IoT), mantendo um número maior de dispositivos conectados, e abrir caminho para a era do 6G, quando a Internet de Todas as Coisas (IoE) deve começar a ser implementada.

Alguns exemplos de uso dados pela fabricante incluem a coleta de dados, a captação de informações de sensores como os de temperatura, além do próprio rastreamento, um dos destaques da tecnologia. Ainda que o acompanhamento da localização já seja feito atualmente com acessórios como as AirTags, a Zero-Power Tag da OPPO teria a vantagem de não precisar de bateria, o que reduziria riscos de impactos ambientais pelo descarte incorreto dessas células de energia, situação que deve crescer conforme o 6G e a IoE se popularizam.

Outro uso muito interessante proposto pela gigante quando a tecnologia for aperfeiçoada é o de rastreamento de espécies ameaçadas de extinção, incluindo pássaros. Apesar de promissora, a tecnologia ainda deve demorar para chegar ao público, já que há limitações no funcionamento e é preciso estabelecer um ecossistema para que a Zero-Power Connection possa se tornar realidade no formato previsto pela fabricante. De toda forma, já ter o protótipo funcional de uma tag rastreadora é um bom sinal para o projeto. Mais novidades devem ser divulgadas ao longo do ano.

Continua após a publicidade

Fonte: PhoneArena