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Meta anunciará novos óculos VR premium em outubro

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Agosto de 2022 às 11h45

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Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook

Semanas após definir o que seria o "Teste de Turing Visual", a Meta (antiga Facebook) confirmou que anunciará seus próximos óculos de Realidade Virtual (VR) em outubro. Focada em um segmento premium, a novidade seria bastante ambiciosa ao supostamente ser capaz de rastrear os movimentos faciais do usuários para reproduzí-los no avatar, possibilitando "contato visual" no ambiente virtual.

A notícia foi dada durante um podcast pelo próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que indicou que a data de revelação do dispositivo deve ser próxima à do Connect 2022, evento anual em que a companhia revela algumas das novidades que está preparando para as redes sociais e o portfólio de aparelhos. O executivo afirmou ainda que os novos óculos terão algumas tecnologias bastante avançadas em comparação aos modelos já disponíveis no mercado.

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“A habilidade de agora ter um tipo de contato visual em Realidade Virtual, ter o seu rosto rastreado de forma que o seu avatar — não é apenas uma coisa parada, mas se você sorrir ou se você franzir a testa ou se fizer uma careta, ou qualquer que seja sua expressão, ter isso traduzido em tempo real no seu avatar", explica Zuckerberg.

O chefe da Meta não deu detalhes de hardware nem um nome para o dispositivo em questão, mas a descrição sugere se tratar do Project Cambria, dispositivo premium revelado pela gigante em maio cujo desejo é expandir o uso da Realidade Mista (XR), que une interações de VR com a Realidade Aumentada (AR), proporcionando contato com o mundo real.

Project Cambria promete experiência XR turbinada

Previsto por rumores para estrear com o nome "Meta Quest Pro", que indica o posicionamento da novidade frente ao Meta Quest 2, o Project Cambria promete entregar uma experiência muito mais completa de XR. Na demonstração liberada por Mark Zuckerberg, a proposta é facilitar a integração entre AR e VR, possivelmente como maneira de incentivar a entrada de usuários no Metaverso, a maior ambição da empresa.

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Alguns aspectos confirmados incluem lentes coloridas de alta resolução, sensores de rastreamento ocular e um sistema robusto de reprodução do sinal externo para AR. No entanto, todos esses avanços não sairiam barato: o próprio CEO fez questão de estacar que o Cambria é uma proposta premium, sendo "significativamente mais caro" que o Meta Quest 2, a solução de entrada da gigante.

Vale lembrar que o próprio Quest 2 sofreu recentemente um aumento substancial no preço, passando de US$ 299 (~R$ 1.520) para salgados US$ 399 (~R$ 2.030) — impactos no custos de produção teriam sido os responsáveis pelo reajuste.

Fonte: The Verge