Publicidade

AYANEO KUN | Rival do ROG Ally chega com tela e bateria enormes

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/AYANEO)
(Imagem: Divulgação/AYANEO)

Uma das principais fabricantes a apostar em consoles portáteis com Windows, a AYANEO apresentou nesse domingo (23) o AYANEO KUN, o "maior e mais avançado" dispositivo já lançado pela companhia. A novidade tenta se destacar pela proposta ultra premium, oferecendo um conjunto de tamanho similar aos rivais ROG Ally e Steam Deck, mas com tela e bateria enormes, bem como tecnologias inéditas no segmento, incluindo reconhecimento facial 3D.

O AYANEO KUN começa chamando atenção pelo design refinado, que parece combinar elementos dos portáteis da ASUS e da Valve. Temos um corpo robusto ligeiramente mais alto e largo que os concorrentes, com visual arredondado e apoios encorpados para as mãos. A novidade chega nas cores preto, prata e branco com detalhes em verde-água, e embarca um layout de Xbox aos moldes do ROG Ally, com dois trackpads circulares que atuam de forma similar aos vistos no Steam Deck.

Uma das maiores em PCs portáteis, a tela é gigante ao contar com 8,4 polegadas e resolução de 2.560 x 1.600 pixels, em proporção mais alta de 16:10. A taxa de atualização não é citada, o que sugere que teremos 60 Hz, mesma do Deck, mas bem abaixo dos 120 Hz oferecidos pelo Ally. Considerando que poucos jogos tiram proveito de telas mais fluidas, e que haverá benefícios na autonomia de bateria, a taxa reduzida não é necessariamente um problema.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A bateria é justamente um dos pontos fortes do KUN, graças à enorme capacidade de 75 Wh, oferecendo quase o dobro dos rivais da ASUS e Valve, cujo tanque chega a modestos 40 Wh. Combinada ao processador AMD Ryzen 7 7840U — que é basicamente idêntico ao Ryzen Z1 Extreme usado no Ally —, a célula de energia deve garantir sessões mais longas de gameplay, ou ao menos assegurar maior potência no modo portátil.

A AYANEO não revela o TDP máximo ao qual o chip pode chegar (quanto maior, mais desempenho é oferecido), mas devemos ter números próximos aos dos concorrentes levando em consideração o sistema robusto de resfriamento. Apesar de usar apenas uma ventoinha, a novidade adota três heat pipes de cobre, o que deve dissipar mais calor e abrir margem para que o Ryzen 7 atinja níveis mais altos de consumo.

Outro aspecto curioso é a presença de reconhecimento facial 3D, com suporte ao Windows Hello. Essa é a primeira vez que um portátil Windows adota a tecnologia — a forma mais comum de autenticação no momento é o leitor de digitais. A marca também deu atenção aos controles e, além de finalmente adotar quatro botões configuráveis na traseira, utilizou sensores de efeito Hall (com ativação magnética, livre de drift) nos analógicos e gatilhos, e implementou um direcional de oito posições.

Como é de se imaginar diante das tecnologias adotadas, o preço não será acessível, conforme destaca a própria AYANEO. Valores não foram anunciados no momento, mas a marca reforça que este é seu "console portátil mais premium já lançado". A estreia oficial do AYANEO KUN está marcada para o final de agosto, quando esse e outros detalhes devem ser oficializados. Também podemos esperar por mais informações nos próximos dias.

Fonte: AYANEO