Publicidade

Airtags em tênis doados revelam destino real de doação à Cruz Vermelha

Por  |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Um influenciador alemão resolveu usar um AirTag da Apple para rastrear o destino de um par de tênis doado à Cruz Vermelha, na Alemanha. A etiqueta foi escondida sob a palmilha do calçado, que foi colocado em um ponto de coleta da Cruz Vermelha na cidade de Munique. O vídeo, que viralizou no TikTok, mostra a saga do influenciador para recuperar o acessório. 

Após cinco dias de viagem e quase 800 quilômetros percorridos, o tênis reapareceu em uma loja de artigos usados na Bósnia e Herzegovina. O rastreamento mostrou que a doação, que em teoria deveria beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, acabou sendo vendida por cerca de 10 € (R$ 64 em conversão direta).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Intrigado com o destino dos tênis, o criador de conteúdo viajou até o local para confirmar pessoalmente e encontrou o tênis à venda na prateleira. Ao perguntar sobre a origem dos produtos, ouviu da funcionária: “A minha chefe é bósnia e vive na Alemanha, e é ela que traz as roupas.”

O Canaltech entrou em contato com a Cruz Vermelha da Alemanha para comentários sobre o caso. A organização afirmou que tem conhecimento da publicação, e que o vídeo é enganoso e omite informações importantes, inclusive uma resposta oficial enviada ao influencer antes da publicação.

Segundo a entidade, o processo mostrado é legítimo e informado nos próprios contêineres, que explicam que as roupas são vendidas para financiar projetos sociais. A instituição destaca ainda que boa parte das doações é lixo e gera custos de descarte, o que torna a operação deficitária. Apesar disso, o DRK mantém o serviço para apoiar causas como assistência a idosos, jovens e resposta a desastres.

"O fato é que o procedimento mostrado no vídeo está correto. Todas as informações estão disponíveis nos adesivos nos nossos contêineres: ‘Vendemos as roupas para uma empresa de reaproveitamento. A receita é destinada ao financiamento do nosso trabalho [...] As nossas câmaras e lojas de roupas, em grande parte são operadas por voluntários, oferecem um espaço de encontro social e apoiam a comunidade local", explicou a Cruz Vermelha Alemã em resposta ao Canaltech. 

Como funcionam os airtags da Apple?

Rastreadores como o AirTag da Apple, a SmartTag da Samsung ou a Moto Tag da Motorola são pequenos dispositivos que se conectam via Bluetooth ao celular e usam redes colaborativas para mostrar a localização de objetos perdidos. 

No caso da Apple, por exemplo, a rede Buscar utiliza milhões de iPhones espalhados pelo mundo para detectar sinais do AirTag e atualizá-lo no mapa, sem que o dono precise estar por perto. Esses gadgets têm ganhado espaço como forma prática de localizar itens pessoais, como chaves, carteiras, mochilas e, neste caso curioso, até doações.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: Galaxy SmartTag 2 ou Apple AirTag, qual rastreador é melhor? Vale a pena?

Continua após a publicidade

Fonte: PPlware