Publicidade

Qualcomm anuncia codec aptX Lossless para áudio Bluetooth com qualidade de CD

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira (1) sua nova tecnologia de reprodução de som, que promete oferecer áudio de alta qualidade mesmo via Bluetooth. Com o novo codec aptX Lossless, a empresa quer conquistar até mesmo os audiófilos mais exigentes e levá-los ao mundo de fones de ouvido e headsets sem fio.

De acordo com a empresa, o novo codec de áudio produz qualidade de CD com 16 bits e frequência de 44,1 kHz com tecnologia Bluetooth, algo inédito na indústria. A mudança pode mudar o cenário global, com a possibilidade de marcas desenvolverem fones específicos para profissionais de áudio que buscam uma experiência sem fio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diferentemente dos tradicionais codecs Bluetooth disponíveis até então, o aptX Lossless permite que o smartphone transmita música em qualidade máxima até o headphone ou fone de ouvido, que recebe o áudio e decodifica sem perda de qualidade pelo ar. Apesar do limite de largura de banda de 1 Mbps da Qualcomm, a empresa ainda garante que arquivos com bit-rate de 1,4 Mbps podem ser reproduzidos sem perda.

A nova tecnologia desenvolvida pela Qualcomm é superior aos codecs de áudio aptX e aptX HD, que ofereciam taxa de dados de 352 kbps e 576 kbps, respectivamente, superando ainda as altas taxas de qualidade do codec LDAC desenvolvido pela Sony, que alcança 990 kbps.

Além disso, os dispositivos poderão identificar automaticamente arquivos que estejam sendo reproduzidos em qualidade de CD sem perdas e ativar o modo de áudio Lossless para que usuários tenham a melhor experiência.

Nova tecnologia necessita de novo hardware

A Qualcomm destaca que é necessário que o equipamento — fone de ouvido, headphone ou headset — tenha suporte para a tecnologia Snapdragon Sound e que fabricantes devem suportar a novidade a partir de agora. Assim, nenhum dispositivo da atualidade é compatível com o codec aptX Lossless, o que significa que será necessário adquirir um novo, quando houver opções no mercado, para tirar proveito da tecnologia.

Com o aumento de serviços de streaming de música que adotam qualidade de CD, como Apple Music, Spotify, Tidal, Amazon Music e mais, a solução da Qualcomm é uma novidade para quem donos de smartphones sem entrada para fones de ouvido e preferem a praticidade de fones Bluetooth.

Novos dispositivos com suporte à tecnologia Snapdragon Sound e ao codec aptX Lossless têm previsão de lançamento ainda em 2021, mas nenhum produto foi apresentado até agora.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm