Qualcomm desenvolve plataforma para drones compatível com 5G e vídeos em 8K

Qualcomm desenvolve plataforma para drones compatível com 5G e vídeos em 8K

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 17 de Agosto de 2021 às 19h26
Imagem: Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm mostrou nesta terça-feira (17) a sua nova plataforma para drones com conexão 5G e inteligência artificial chamada de Flight RB5 5G. O anúncio foi feito em seu site oficial, sendo a plataforma a mais nova investida da Qualcomm em mercados fora do nicho de smartphones.

Os recursos presentes na área de captura de fotos e vídeos são possíveis graças ao processador de imagens Spectra 480 incluso na plataforma, capaz de processar até 2 gigapixels por segundo com captura de alta performance. Ela tem ainda CPU com oito núcleos Kryo 585 a até 2,84 GHz, sendo quatro Gold de alta performance e quatro Silver para tarefas de baixo consumo.

Seguindo o conjunto aparentemente herdado do Snapdragon 865, temos a GPU Adreno 650 para processamento gráfico e Hexagon 698 dedicado à inteligência artificial no próprio dispositivo. Ela suporta ainda memória RAM LPDDR5 ou LPDDR4x de até 16 GB, e tem opções de conectividade com 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um dos aprimoramentos da nova plataforma está relacionado com a utilização de drones em locais remotos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Claro que todo esse conjunto permite uma série de funcionalidades importantes para os drones, incluindo IA para identificação de objetos ou pessoas em locais remotos, possibilidade de conexão de até sete câmeras simultâneamente para transmissão de imagens, suporte para câmera de até 200 MP se usada sozinha ou até 25 MP com duas câmeras e captura de vídeos em até 8K ou 4K HDR a 30 quadros por segundo.

Incremento em segurança

A plataforma também traz recursos de segurança, como o Qualcomm Secure Processing Unit (unidade de processamento seguro, em tradução livre), que protege informações de dados faciais, escaneamento de íris e outros dados biométricos.

Plataforma promete alta performance com baixo consumo de energia (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

De acordo com a marca, o alto desempenho aliado ao baixo consumo de energia permite a utilização de drones completamente autônomos, e a conectividade aprimorada aumenta a qualidade e segurança de voos que vão além do campo de visão do controlador.

A Qualcomm também anunciou que fechou uma parceria com a operadora Verizon para complemento de testes com o 5G na plataforma, e o conjunto Flight RB5 5G deve ficar disponível para venda e utilização a partir do último trimestre deste ano. Outras marcas também demonstraram interesse no desenvolvimento dessa tecnologia, como a AT&T, LG U+, entre outras.

Fonte: Qualcomm

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.