Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximos Galaxy Buds podem ter sensor de glicose, pressão sanguínea e mais

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Dezembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Os próximos fones de ouvido sem fio Galaxy Buds da Samsung poderão trazer vários recursos "emprestados" dos relógios da marca. Com um foco ainda maior em saúde e bem-estar, os vestíveis poderão realizar funções que até o momento não são vistas em concorrentes do tipo.

A documentação diz respeito a sensores biométricos que podem fazer detecções precisas de dados como pressão sanguínea, níveis de oxigenação no sangue, estresse, batimentos cardíacos e até mesmo medir os índices de glicose no sangue. Essas informações poderiam ser checadas em aplicativos oficiais, que inclusive mandariam notificações caso fosse detectada alguma irregularidade.

Continua após a publicidade

O sistema todo funcionaria com base na detecção de luz, em que um emissor atua em conjunto com um receptor de alta precisão para identificar os sinais que o corpo fornece. Mesmo que a patente não dê tantos detalhes de como a tecnologia funciona, ela faz referência a elementos como diodos emissores de luz (LEDs), fotodiodos que transformam luz em corrente elétrica, diodos de laser e/ou infravermelho.

Construção dos Galaxy Buds poderá sofrer mudanças

Apesar da atratividade das tecnologias, existem algumas desvantagens. Fones de ouvido com tantos recursos precisariam de componentes extras que podem torná-los mais pesados, o que pode afetar a ergonomia e conforto no uso, especialmente após longas horas de reprodução de conteúdo.

Continua após a publicidade

Assim como acontece com os relógios, os sensores dos Galaxy Buds também não apresentariam um nível de precisão tão alto quanto os equipamentos médicos dedicados para fazer cada medição específica. Um problema extra dos fones de ouvido tem relação com o encaixe nas orelhas, já que um posicionamento incorreto poderia causar imprecisões em vários níveis — porém, a Samsung já previu esse problema na patente, explicando que um sensor extra serviria para identificar caso o produto esteja muito "folgado", por exemplo.

De qualquer forma, o registro de patentes não significa que o produto especificado será efetivamente lançado. Além da necessidade de testes extras e avaliações de viabilidade comercial, esse tipo de documentação também pode servir puramente como uma defesa jurídica contra outras marcas.

Dentro desse contexto, a Apple também pode apresentar recursos semelhantes para os novos AirPods. A companhia adquiriu bastante experiência relacionada com recursos de saúde nos últimos anos com os dispositivos Apple Watch, que atualmente já têm oxímetro, medidor de batimentos, ECG, entre outras funções semelhantes — além disso, os fones da linha possuem resistência IPX4 contra respingos d'água, incluindo suor durante atividades físicas.

Continua após a publicidade

Portanto, as principais disputas pela inovação no mercado de fones de ouvido sem fio poderão estar voltadas para recursos desse tipo — ainda não existem datas oficiais para lançamentos dos novos acessórios, mas é certo que o ano de 2022 tem tudo para ser bastante acirrado, e com muitas novidades em relação a estes pequenos vestíveis.

Fonte: LetsGoDigital