Galaxy Buds Pro pode ajudar pessoas com deficiência auditiva, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Março de 2021 às 15h20

twenty20photos/envato

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum grau de perda auditiva. Dito isso, na última quinta-feira (18), um estudo publicado pela revista científica Clinical and Experimental Otorhinolaryngology indicou que o recurso Som Ambiente (Ambient Sound) dos fones de ouvido Galaxy Buds Pro, da Samsung, é eficaz em ajudar pessoas com perda auditiva leve a moderada a distinguir os sons ao seu redor.

Na prática, o recurso Som Ambiente pode amplificar sons próximos em até 20 decibéis e, com quatro níveis para escolher, os usuários podem ajustar e personalizar como eles experimentam o som de acordo com suas necessidades.

Acontece que a empresa tem trabalhado em colaboração com o Centro Médico da Samsung para entender o impacto que os dispositivos móveis podem ter na audição e buscar novas maneiras de otimizar as experiências sonoras para os usuários. No caso, o estudo em questão avaliou a eficácia de um aparelho auditivo, um dispositivo de amplificação sonora pessoal e o Galaxy Buds Pro.

"Com as populações que envelhecem rapidamente, espera-se que, em 2050, uma em cada dez pessoas terá perda auditiva. Mas, embora os aparelhos auditivos sejam úteis para o tratamento de deficiências auditivas, a aceitação permanece relativamente baixa, principalmente devido ao alto preço", afirmou Il Joon Moon, professor de Otorrinolaringologia do Centro Médico da Samsung. "Os resultados do estudo inicial são muito promissores e encorajam as pessoas a descobrirem dispositivos alternativos, como o Galaxy Buds Pro, que podem apoiá-los em seu dia a dia", acrescentou.

Avaliações

O estudo então submeteu o Galaxy Buds Pro, o aparelho auditivo e o dispositivo de amplificação sonora pessoal a três testes principais: avaliação eletroacústica, avaliação de amplificação sonora e avaliação de desempenho clínico.

Durante a avaliação eletroacústica, as características eletroacústicas de cada dispositivo foram avaliadas para ver se atendiam aos principais critérios de desempenho para aparelhos auditivos: nível de pressão de saída do som, faixa de frequência, ruído de entrada equivalente e distorção harmônica total. Feita essa avaliação, os pesquisadores notaram que o Galaxy Buds Pro atendeu a cada um desses quatro critérios, indicando que eles apresentam desempenho comparável aos aparelhos auditivos.

Em seguida, os responsáveis pelo estudo fizeram uma avaliação de amplificação de som, sob a premissa de examinar se os dispositivos reforçavam o som de forma adequada. Cada dispositivo foi testado em sete frequências diferentes, e todos mostraram um nível apropriado de amplificação.

Posteriormente, uma avaliação de desempenho clínico investigou mudanças nos níveis de audição dos indivíduos com e sem os dispositivos, e sua capacidade de reconhecer palavras e frases. Os participantes apresentavam perda auditiva leve a moderada, com média de idade de 63 anos.

A significância estatística foi observada em 1.000 Hz, 2.000 Hz e 6.000 Hz, o que significa que o Galaxy Buds Pro amplificou o som suficientemente nas três frequências de tons da fala. Além disso, no total, mais de 57% dos participantes relataram que o Galaxy Buds Pro foi capaz de ajudá-los a se comunicar em um ambiente silencioso.

Vale ressaltar que os pesquisadores também apontaram que, ao usar o Galaxy Buds Pro, os participantes do estudo conseguiram compreender melhor as palavras faladas. Isso porque s resultados encontraram uma melhora estatisticamente significativa no desempenho dos três dispositivos em comparação com a condição sem ajuda (figura acima). Isso sugere que, junto com aparelhos auditivos e dispositivos de amplificação sonora pessoal, o Galaxy Buds Pro pode potencialmente fornecer benefício comunicativo para indivíduos com perda auditiva e, especialmente, para aqueles com perda leve e moderada.

Fonte: Com informações de Clinical and Experimental Otorhinolaryngology, OMS