Publicidade

Google lança dois aplicativos para ajudar usuários com deficiência auditiva

Por| 04 de Fevereiro de 2019 às 14h32

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Com o objetivo de ajudar pessoas com perda auditiva, o Google está lançando dois novos aplicativos voltados para a acessibilidade. O Live Transcribe e o Sound Amplifier foram desenvolvidos para Android e estarão disponíveis na Play Store.

O Live Transcriber — como o próprio nome já dá pistas — é um aplicativo que transforma as falas capturadas pelo microfone do smartphone em legendas em tempo real na tela do aparelho. O app está disponível em mais de 70 idiomas e dialetos. Pessoas que não podem ou não querem falar ainda podem usar um teclado type-back (acoplado na traseira do celular) para digitar.

Toda tecnologia aplicada no Live Transcribe já existe. “Só tivemos que conectar os pontos”, explica Chet Gnegy, pesquisador do Google que desenvolveu o programa a partir das necessidades de um dos seus colegas, Dimitri Kanevsky. Surdo desde a infância, Dimitri trabalhou nos últimos 30 anos com sistemas de reconhecimento de voz e tecnologia de comunicação, e desenvolveu o CART, um serviço que permitia a um legendador virtual se juntar a uma reunião e transcrever os diálogos falados numa tela de computador.

Continua após a publicidade

Apesar de ajudar na comunicação, o CART não é prático, o que o tornava proibitivo para conversas cotidianas ou fora de uma reunião formal. Foi aí que Chet e o time de Acessibilidade do Google usaram o serviço de reconhecimento de voz baseado na nuvem (usado, por exemplo, no Google Tradutor), para exibir as falas capturadas pelo microfone numa tela, como uma legenda. O projeto ainda contou com supervisão da Universidade Gallaudet, a principal universidade do mundo para surdos e deficientes auditivos.

“O Live Transcribe tem o potencial de dar às pessoas surdas ou com deficiência auditiva maior independência em suas interações cotidianas”, avalia o Gerente de produto do departamento de Acessibilidade Android, Brian Kemler. O app ainda não está disponível globalmente, mas a empresa disponibilizou uma página de inscrição onde os interessados podem receber novidades sobre o lançamento.

Áudio mais claro

Continua após a publicidade

O outro serviço lançado foi anunciado no Google I/O do ano passado. O Sound Amplifier ajuda a remover ruídos de fundo, como conversas paralelas, sons de trânsito e barulhos em geral, para que os usuários tenham mais clareza no que estão ouvindo.

A aplicação pode ser usada no smartphone Android com fones de ouvido com fio para filtrar, aumentar e amplificar os sons do ambiente – dando mais ganho aos sons mais baixos sem aumentar os que já estão altos. A redução de ruído pode ser personalizada no menu de configurações para se adaptar a necessidade de cada pessoa.

O Sound Amplifier está disponível na Play Store e tem suporte para smartphones Android 9 Pie ou posterior – além de já vir pré-instalado no Pixel 3.

“Com o Live Transcribe e o Sound Amplifier, esperamos ajudar centenas de milhões de pessoas surdas ou com dificuldades ouvir comunicar mais claramente”, afirma Kemler. A Organização Mundial da Saúde estima que até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva.

Continua após a publicidade

Fonte: Google Blog