Publicidade

Desmonte dos Galaxy Buds 2 revela problemas de reparabilidade

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2021 às 15h55

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Os Galaxy Buds 2 são fones de ouvido lançados pela Samsung em agosto deste ano, e trazem recursos como cancelamento ativo de ruído, resistência IPX2 contra respingos de água, e bateria para cinco horas de reprodução ininterrupta. O canal iFixit no YouTube fez um teste de desmonte do acessório, que mostrou alguns problemas estruturais que podem dificultar a reparabilidade do produto.

Partes internas são acessadas facilmente, mas bateria é soldada

Continua após a publicidade

No início do desmonte, os Galaxy Buds 2 mostram que as peças internas podem ser alcançadas de forma fácil, pois a cola que gruda as duas metades da estrutura externa não é tão forte. Portanto, é possível abrir os fones somente com uma pressão nas pontas, e a parte interna revela a placa principal cercada por uma estrutura de plástico na cor rosa. O principal problema de reparabilidade está no fato de que a conexão da bateria com os speakers é feita com uma solda, e não com um cabo simples e destacável, como acontece em outros fones.

Portanto, essas partes não podem ser retiradas de forma fácil e prática, e provavelmente não é uma ação a ser feita dentro de casa. Ou seja, caso algum problema seja identificado com os Galaxy Buds 2, é muito provável que o fone precise ser levado até um serviço de assistência técnica. O apresentador do vídeo destaca que essa é uma mudança de tática da Samsung em relação às estruturas, pois os Galaxy Buds Pro também apresentavam as mesmas inconveniências.

Por outro lado, o desmonte das outras peças se mostrou fácil. Os Galaxy Buds 2 possuem dois speakers — um tweeter para frequências altas e um woofer para as mais baixas —, o que já se mostra uma vantagem em comparação com vários concorrentes. Essas peças podem ser retiradas com a aplicação de uma fonte de calor, que amolece a substância aderente e permite a desconexão dos dois pequenos módulos.

Estojo de carregamento possui desmonte fácil

Continua após a publicidade

A capa protetora dos Galaxy Buds 2 pode ser desmontada com facilidade, e a bateria de 472 mAh é presa apenas por alguns parafusos simples, além da conexão com a placa principal do estojo. Por ali também estão os pinos que permitem o contato com os fones para a recarga do dispositivo, além de um LED indicador de conexão que pode ser visto pela parte externa, e também a entrada USB-C.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube/iFixit