AirPods: como redefinir e reconectar os fones Bluetooth da Apple

Por Bruno Salutes | 29 de Abril de 2020 às 20h30
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Apple AirPods

Ficha técnica

Lançado em 2016, os AirPods se tornaram os principais fones de ouvido sem fio de usuários do ecossistema da Apple, como Macs, iPhones e iPads. Conectados através do Bluetooth, os fones são capazes de executar alguns comandos bem interessantes, como acionar a Siri, assistente virtual da empresa, passar, aumentar ou diminuir, ou pausar faixas de músicas e podcasts.

Em 2019, a empresa lançou a segunda geração dos AirPods, com um processador melhorado que permite conectividade mais rápida e estável entre dispositivos. Ainda neste ano, a Apple apresentou o AirPods Pro, que trazem formato de encaixe interauricular e função de redução de ruído externo.

O que todo o usuário de AirPods pode precisar em algum momento, no entanto, independente do modelo usado, é fazer a redefinição do acessório. Isso pode ser necessário para otimizar a conexão com algum aparelho, atualizar o firmware dos fones ou resolver problemas de carregamento com cabo, ou sem fio. Saiba como redefinir os AirPods a seguir.

Como redefinir os AirPods

Antes de iniciarmos o passo a passo, vale lembrar que, ao redefinir os AirPods, todos os ajustes que você fez nos fones serão esquecidos, como os ajustes no microfone, detecção automática de uso, nível de redução de ruído ou ações por troques. É claro que todas essas opções poderão ser reajustadas após a redefinição dos fones.

Passo 1: coloque os fones de ouvido no estojo de recarga e feche a tampa. Aguarde 30 segundos e abra a tampa.

Localize os AirPods entre a lista de dispositivos pareados com seu dispositivo via Bluetooth / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 2: no iPhone ou iPad, acesse o menu de ''Ajustes" e clique em "Bluetooth". Ao lado de "AirPods" toque no ícone "i" e, depois, selecione "Esquecer este dispositivo". Confirme a seleção no pop-up que irá aparecer.

Esqueça a conexão dos AirPods do seu dispositivo / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Se você estiver usando um Macbook, vá até o painel de "Preferências do sistema"(geralmente um ícone de engrenagem fixado no Dock) e escolha "Bluetooth". Na lista que irá aparecer, clique com o lado direito do mouse em cima do "AirPods" e escolha "Remover".

Esquecendo os AirPods no Mac / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 3: depois de remover a conexão dos AirPods em seu dispositivo, ainda com a tampa do estojo aberta, clique e segure o botão físico de reinício dos fones que fica ao centro da parte traseira. Mantenha esse botão pressionado por 15 segundos ou até a luz de de status passar de vermelho ou verde e começar a piscar na cor âmbar (alaranjado claro).

Pronto! Assim, você terá redefinidos seus AirPods para a configuração de fábrica. Agora, saiba como reconectá-los a seguir:

Como reconectar os AirPods

Passo 1: depois de redefinir seus AirPods, feche a tampa do estojo e aguarde 30 segundos. Abra a tampa.

Passo 2: ligue o Bluetooth do seu iPhone, iPad ou Mac e aproxime o estojo com a tampa levantada e os fones dentro. Siga os passos que irão aparecer na tela para conectá-los.

Reconectando os AirPods no iPhone / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Lembre-se de usar o recurso de redefinição sempre que seus AirPods apresentarem problemas de conectividade ou de carregamento. Isso permitirá que problemas pontuais possam ser eliminados rapidamente sem necessidade de levá-los até uma assistência técnica.

Recomendamos ainda que você siga o Passo 2 do tópico Como redefinir os AirPods sempre depois de conectar seus AirPods em um iPhone, Mac ou iPad que não sejam seus, ou caso você tenha compartilhado os fones com outra pessoa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.