Publicidade

iOS 13: Conheça os novos recursos que chegaram com a nova atualização

Por| 19 de Setembro de 2019 às 10h45

Link copiado!

Reprodução / SlashGear
Reprodução / SlashGear
Tudo sobre Apple

Nesta quinta-feira (19), a Apple liberou (finalmente) a versão definitiva do iOS 13, depois de inúmeros testes e correções de seus novos (e antigos) recursos. Logo, confira abaixo tudo o que o sistema operacional para os iPhones trará em sua nova edição.

iOS 13 | Todas as novidades, dicas e recursos

Com a chegada dos novos iPhones, a Apple libera uma nova versão de seu sistema para celulares, o iOS. Este ano, a décima terceira versão traz melhorias pontuais e alguns recursos importantes, como o tema escuro para todo o sistema e o Face ID mais rápido.

Continua após a publicidade

Neste artigo você confere quais são as principais que chegarão ao seu iPhone com o iOS 13.

iOS 13: novidades em vídeo

Se você preferir, pode conferir assistir aos recursos do iOS 13 em ação. O Canaltech reuniu tudo o que você precisa saber sobre o novo sistema da Maçã neste vídeo:

Continua após a publicidade

iOS 13: quais iPhones são compatíveis?

A lista de iPhones compatíveis com a nova versão é relativamente grande. Os aparelhos lançados entre 2015, como o iPhone 6s e 6s Plus, e 2019, como os novos iPhone 11, podem contar com a atualização.


Segundo a Apple, os aparelhos compatíveis com o iOS 13 são:

Continua após a publicidade


iOS 13: quando a atualização será liberada?

O iOS 13 será liberado para todos os iPhones compatíveis em 19 de setembro. Você pode verificar a disponibilidade dessa atualização em seu celular indo até: Ajustes> Geral> Atualização de Software. Lembre-se de estar conectado a uma rede Wi-Fi para baixar o novo sistema e ter uma carga acima de 70% em sua bateria.

Mais tarde, em 30 de setembro, o iOS 13.1 será liberado para os mesmos modelos desta lista. Essa versão traz, além de aprimoramentos, recursos exclusivos para os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max.

iOS 13: principais novidades e recursos

Continua após a publicidade

Tema escuro - A grande novidade do iOS 13 talvez seja o tema escuro para todo o sistema. Aplicativos de terceiros terão que ser atualizados para se tornarem compatíveis com essa função. Você pode alternar entre o tema escuro e o claro através da central de ações.

Além da interface escura, o iOS 13 vem com novos papéis de parede dinâmicos que se adaptam ao tema do aparelho. O mesmo wallpaper pode ter um fundo claro ou escuro.

Continua após a publicidade

Objetivos de leitura no app Apple Books - No leitor de livros nativo do iOS, você poderá estipular e programar objetivos de tempo de leitura, sendo notificado assim que alcançá-los.

Alterar opções de Wi-Fi na Central de Controle - No iOS 13, será possível alterar as redes Wi-Fi a partir de um atalho da Central de Controle (imagem abaixo à direita). Lá, o usuário poderá visualizar a lista de redes disponíveis para conexão.

Opções de Bluetooth na Central de Controle - Assim como na opção de Wi-Fi, o usuário poderá visualizar a lista de dispositivos Bluetooth disponíveis a partir da Central de Controle

Continua após a publicidade


Bloquear e-mails - Assim como é feito com números de telefone e contatos, usuários do aplicativo Mail poderão bloquear pessoas para que não recebam seus e-mails.

Silenciar "threads" em e-mails - Acessando as opções de um e-mail enviado ou recebido, você pode silenciar as notificações das próximas mensagens que irão chegar. Assim, não será enviada uma notificação por cada e-mail recebido em uma sequência.

Configurações de Localização - Em Ajustes, o iOS 13 conta com uma nova opção, que faz com que um aplicativo peça autorização a cada vez que precisar verificar a localização do usuário.

Continua após a publicidade

Gerenciamento de pasta do Notas - Novas ferramentas do aplicativo Notas vão facilitar o gerenciamento de pastas, como a opção de adicionar pessoas, mover para uma determinada pasta, renomear e visualizar anexos.

Suporte para controle do PS4 e Xbox - A Apple anunciou que a Apple TV terá suporte para os controles do PlayStation 4 e Xbox One S e o mesmo vai acontecer com iPhones e iPads.

Modo de poucos dados - Quando a franquia de internet estiver acabando, basta ativar o novo modo de poucos dados para que o aparelho reduza a quantidade usada (imagem abaixo à direita). O mesmo poderá ser feito para conexões de Wi-Fi limitadas.

Silenciar ligações de números desconhecidos - Nos Ajustes, logo acima da opção de contatos bloqueados (imagem abaixo à esquerda), será possível silenciar ligações que chegarem de números desconhecidos.

Continua após a publicidade

Teclas de emojis e "globo" separadas - Para acessar os emojis no iOS 13, o atalho não será mais o ícone com formato de globo, mas sim em uma tecla específica.

Anexos no Calendário - Com a atualização, o usuário poderá adicionar anexos em eventos marcados no app Calendário.

Busca de mensagens aprimorada - No aplicativo Mensagens, uma nova interface vai revelar sugestão de contatos frequentes para facilitar a busca.

Continua após a publicidade


Atualizações de aplicativos - A atualização de aplicativos no iOS 13 mudou de lugar. Entrando no seu perfil na App Store, será preciso ir até a opção de "Atualizações Pendentes".

Aprimoramentos no aplicativo Home - As opções de controle receberam aprimoramentos que variam de acordo com cada dispositivo. No entanto, em geral, facilita o acesso de recursos que são usados com mais frequência.

Novos Animojis - Três novos animais vão chegar para o Animoji no iOS 13: rato, polvo e vaca.

Continua após a publicidade

Fechamento automático de abas no Safari - Em "Safari" nos Ajustes do iOS, uma nova seção chamada "Fechar Abas" vai permitir que o usuário escolha entre um dia, uma semana ou um mês para que as abas do navegador nativo da Apple sejam fechadas automaticamente. O modo manual continuará existindo.

Dolby Atmos - iPhones e iPads de 2018 passarão a suportar reprodução de vídeo no padrão Dolby Atmos no iOS 13.

Capturas de tela do Safari - Sempre que o usuário fizer uma captura de tela no Safari, verá uma nova opção de escolha entre salvar a tela inteira ou editar. A imagem pode ser salva também em PDF.

Sugestões de Business Chat - Ligando para uma empresa que ofereça a opção de Business Chat, o iPhone vai sugerir que a interação com uma empresa seja feita a partir de mensagens de texto em vez de ligações telefônicas.

Bolsa - O aplicativo Bolsa passa a exibir notícias relevantes do mundo dos negócios.

Nova interface do Modo Silencioso - Quando o aparelho for ativado no Modo Silencioso, o usuário verá um aviso na tela avisando que está ligado ou desligado.


Notas de voz - No Gravador de voz da Apple, com o comando gestual de "pinça", será possível fazer a edição dos áudios de forma rápida.

Nova interface no Timer - O recurso Timer, no app Relógio, vai contar com uma nova interface com um círculo que se movimenta com o passar dos segundos.

Zoom em fotos - No aplicativo Fotos, um novo símbolo de "+/-" vai aparecer na grade de fotos, permitindo que as imagens recebam zoom utilizando comandos gestuais.

Ações rápidas - Pressionando e segurando um ícone, o usuário vai conferir ações específicas rápidas em qualquer dispositivo, incluindo a opção para removê-lo, que passa a se chamar "reorganizar apps".

Próxima música no Apple Music - Com a atualização, o Apple Music mostra qual será a próxima música que será tocada no aplicativo.

Não Perturbe - O modo Não Perturbe não será ativado no iOS 13 enquanto o usuário estiver no transporte público.

Letras em sincronia com a música - Usuários que escolham acessar letras de música no Apple Music poderão conferir as frases em sincronia. O Apple Music requer assinatura para funcionar.

Compartilhamentos de pontos de Acessos Pessoais - Com o Compartilhamento Familiar Ativado, membros de uma família poderão ingressar automaticamente no seu Acesso Pessoal no iOS 13.

Aviso de desbloqueio com FaceID - Quando o rosto for reconhecido para fazer o desbloqueio da tela, o aparelho vai vibrar levemente.

Estes são os principais recursos e novidades do iOS 13.


E você, está ansioso para testar essa versão no seu iPhone?

Fonte: MacRumors