iOS 13: conheça 13 recursos escondidos do novo sistema

Por Natalie Rosa | 29 de Janeiro de 2020 às 16h30
Reprodução
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Em setembro do ano passado, a Apple liberou o iOS 13 junto com o iPad OS, novo sistema operacional exclusivo para iPads. Apesar de várias atualizações em pouco tempo de lançamento, a novidade traz alguns recursos novos que chamaram a atenção dos usuários, como o novo teclado deslizante, o tão aguardado modo escuro, o serviço de assinatura de jogos Apple Arcade, entre outros.

Entretanto, o sistema operacional já acumula vários recursos diferentes, alguns bem úteis, e que não foram muito comentados nos últimos meses. Veja quais são:

1- Barra de rolagem do Safari

Para navegar pelas páginas dos seus sites preferidos no Safari, você não precisa mais deslizar o dedo da forma tradicional, com movimentos repetitivos. Basta clicar na barra de rolagem que aparece no canto direito e movimentá-la para cima e para baixo, tornando esse processo mais rápido.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

2 - Remoção do limite em download via dados móveis

Se você não precisa se preocupar em gastar seus dados móveis, agora você pode retirar a opção que limita o download de aplicativos por tamanho. Para fazer isso, vá em Ajustes > iTunes & App Store > Download de apps. Coloque na opção "Permitir Sempre".

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

3- Busca no iMessage

O aplicativo de mensagens nativo da Apple nunca teve a melhor das buscas, mas com o iOS 13 isso mudou. A troca de mensagens pelo app ou SMS não é muito comum no Brasil, mas pelo menos agora é mais fácil de você buscar por aquela mensagem perdida que estava procurando há um bom tempo.

4- Otimização do carregamento da bateria

Fazer o carregamento da bateria e, após atingir 100%, continuar deixando o aparelho na tomada pode prejudicar a saúde da peça. Para prevenir que isso aconteça, a Apple criou um recurso que, durante a noite, faz o carregamento apenas de 80% da bateria, finalizando os outros 20% somente momentos antes de o alarme despertar.

Para ativar essa função, vá em Ajustes > Bateria, e ative o botão "Carregamento Otimizado".

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

5- Deletar aplicativos a partir da tela de atualizações

Se você foi conferir quais foram os aplicativos atualizados recentemente no seu iOS 13 e, sem querer, acabou percebendo que um (ou vários) deles você não usa mais, agora é possível deletá-los ali mesmo, sem sair dessa página.

Na lista de atualizações de aplicativos, arrasta o app que deseja apagar para a esquerda e, então, clique em "Apagar".

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

6- Controlando o iPhone ou iPad com um mouse

Um dos novos recursos de acessibilidade do iOS 13 é o uso do iPhone com a ajuda de um mouse. Para isso, conecte o acessório no aparelho, vá em Ajustes > Acessibilidade > Toque > Assistive Touch (ative essa opção) > Dispositivos, selecione o mouse e faça as personalizações.

7- Busca pelo iPhone pela voz

Nos aplicativos nativos da Apple, na barra de buscas, você agora vê um ícone de microfone no canto direito. Nele, você pode buscar por algo usando a voz em vez de digitar, economizando um tempinho na navegação.

Imagem: Captura de tela/Luciana Zaramela
Imagem: Captura de tela/Luciana Zaramela

8- Compartilhar fotos com informação de localização ou não

Antes de compartilhar uma foto, você pode escolher se quer que ela seja marcada com as informações de localização ou não, mantendo esses dados como privados. Para remover, selecione uma ou mais imagens no aplicativo Fotos e, em seguida, clique no botão de compartilhar.

Na sequência, clique em "Opções", que aparece no topo da tela, e em "Incluir", desmarque a opção "Todos os Dados do App Fotos".

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa
Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

9- Gerenciador de downloads do Safari

Quando você fizer downloads de arquivos no Safari, você pode acompanhá-los diretamente do próprio navegador clicando em um botão que aparece ao lado direito da barra de endereços. O que for baixado por ali vai diretamente para uma pasta chamada "Download" no aplicativo Arquivos.

10- Captura de tela da web em página inteira

Agora, ao fazer a captura de tela de uma página da web no Safari, você pode optar por salvar apenas o que estava sendo exibido no momento ou pela tela inteira. Escolhendo essa opção, é possível ainda personalizar e editar essas telas.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

11- Mensagens e FaceTime compatível com Dual SIM

Nos iPhone XS e XS Max, a Apple adicionou a capacidade de incluir dois SIMs, ideal para quem trabalha ou viaja muito e possui mais de um número de telefone. Agora, com o iOS 13, também não é mais preciso escolher apenas um desses números para usar os aplicativos FaceTime e iMessage, pois a companhia adicionou a compatibilidade para os dois.

12- Escanear documentos no app Arquivos

Agora você também não precisa mais fazer o download de aplicativos de escaneamento para passar os seus documentos físicos para o iPhone, basta usar o app nativo Arquivos. Com o aplicativo aberto, toque no menu de três pontos no canto superior direito e, na sequência, em Escanear Documentos.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

13- Ajustar o volume com o toque na tela

Você já deve ter reparado que o iOS 13 chegou com um novo indicador de volume, que agora é na lateral esquerda e na vertical. Quando você pressiona o botão pela primeira vez, esse indicador fica grande para que você possa imediatamente colocar o dedo na tela e ajustar o nível desse jeito, sem apertar os botões.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

E você, já conhecia todos os recursos escondidos do iOS 13? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.