MWC 2012: Nokia lança smartphone com 41 megapixels

Por André Fogaça | 27 de Fevereiro de 2012 às 10h56

Hoje (27) começa oficialmente a Mobile World Congress, feira que vai até o dia primeiro de março e reúne o que há de mais novo no mundo dos celulares, tablets e smartphones. A Nokia levou alguns modelos para apresentar aos jornalistas e convidados que estão em Barcelona, e um deles tem um chamariz gigantesco: uma câmera com sensor de 41 megapixels.

Diferença dos sensores

Diferença do tamanho dos sensores usados nos smartphones atuais (5 e 8 MP) em relação ao da Nokia

Sim amigos, são gigantescos 41 megapixels à disposição do disparador da câmera no smartphone chamado Nokia 808 PureView e um conjunto ótico da marca Carl Zeiss. Este tipo de resolução está muito acima dos smartphones mais parrudos que temos no mercado, com seus "modestos" 8 megapixels, o que inclui o iPhone 4S, Samsung Galaxy S II e o Motorola RAZR. Por debaixo do capô há um processador de 1.3 GHz e 512 MB de memória RAM e o sistema operacional Nokia Belle (que antigamente era chamado de Symbian Belle) e essa parte pode deixar os usuários um pouco chateados, afinal, qual o motivo de não incluir o moderno Windows Phone?

Além das imensas fotos (que resultam em arquivos de aproximadamente 10 MB cada), o celular é capaz de filmar em Full HD com zoom de até 4X. Não há motor ótico para o zoom e este recurso é digital, mas a Nokia jura de pés juntos que não há qualquer perda na qualidade da filmagem. Permite, inclusive, puxar o som de uma fonte externa e emular o conhecido Dolby Headphone, que garante uma qualidade muito superior para o vídeo.

Como qualquer smartphone, ele também navega na internet com conexões Wi-Fi e 3G, tem antena GPS e conectividade Bluetooth e a memória interna disponível para tanta coisa é de confortáveis 16 GB, que podem crescer com um cartão de até 32 GB, somando 48 GB.

O preço do celular é bem salgado: US$ 600 lá fora, o que dá por volta de R$ 1.025,40 sem contar impostos ou frete. Este valor é o de um smartphone bem musculoso com Android ou mesmo Windows Phone, mas nenhum deles chega perto (nem longe) de uma câmera com tamanha qualidade. Se você queria um celular da Nokia com apelo para a câmera (que não acontecia desde o "The King" N95), pode ter encontrado o seu, mas calma lá que ele só será lançado em maio deste ano.

Foto tirada com o PureView. Clique para tamanho real (São 13 MB!).

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.