Publicidade

Stalkerware: apps espiões instalados na surdina crescem 358% no Brasil

Por| 16 de Março de 2023 às 16h20

Link copiado!

Karspersky
Karspersky

A prática de stalking se refere ao ato de perseguir uma pessoa de forma persistente e prolongada de maneira obsessiva e foi criminalizada no Brasil em março do ano passado pela Lei 14.132/21. E isso tem tudo a ver com uma atividade que não deveria ser tão comum ou estar em alta por aqui: a de instalar secretamente apps espiões, conhecidos como stalkerwares.

Segundo uma nova medição de ameaças da firma de segurança digital Avast, o risco de encontrar stalkerware em um dispositivo móvel aumentou 358% no Brasil em um período de três anos. Essa categoria de app é considerada malware e forma de abuso de tecnologia, pois rouba a liberdade física e online da pessoa visada. Com ele, é possível rastrear secretamente a localização e monitorando a atividade do smartphone dos alvos, incluindo sites visitados, mensagens de texto e chamadas telefônicas.

"O crescimento do stalkerware, que estamos observando, é uma grande preocupação. O stalkerware é muitas vezes instalado secretamente em telefones celulares por cônjuges abusivos, ex-parceiros, supostos amigos ou pais preocupados, e tem a capacidade de infligir sérios danos físicos e psicológicos aos afetados. Não se trata apenas de roubar dados sigilosos, também há implicações tangíveis em relação à segurança do indivíduo alvo”, diz Jakub Vavra, Analista de Operações de Ameaças da Avast.

Continua após a publicidade

Os dados desse relatório foram coletados por meio da rede de detecção de ameaças da Avast e representam o stalkerware detectado e bloqueado em dispositivos móveis entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022. O número de pessoas visadas por stalkerware no Brasil cresceu de uma taxa média de 30 por 100 mil pessoas em 2020 para 142 por 100 mil pessoas em 2022.

Quais são tipos de stalkerwares mais populares?

Nos últimos três anos, pesquisadores de ameaças da Avast, que faz parte da Coalition Against Stalkerware, descobriram vários aplicativos móveis destinados a perseguição não consensual. A partir daí, eles trabalharam com as lojas de aplicativos, como o Google Play, para facilitar a remoção.

Uma análise recente, por exemplo, descobriu que aplicativos de vigilância infantil, criados para controlar remotamente os dispositivos afetados e permanecerem ocultos, também vêm sendo aproveitados como stalkerware — uma atitude criminosa de quem utiliza o software para monitorar chamadas, SMS, atividades na internet e mídias sociais, gravando áudio e vídeo, tirando fotos ou capturando a tela do telefone de uma pessoa, e rastreando a localização ao vivo.

Continua após a publicidade

Outro tipo comum de stalkerware são os aplicativos comercializados como rastreadores de dispositivos perdidos ou roubados. Depois de instalados, eles se escondem completamente ou se apresentam como softwares mais simples, para evitar a detecção do proprietário do telefone. O perseguidor pode controlar esses aplicativos remotamente e realizar atividades maliciosas.

Como identificar um stalkerware no dispositivo?

Os especialistas da equipe de pesquisadores de ameaças da Avast têm algumas orientações para quem suspeita estar sendo vigiado por algum stalkerware em seu dispositivo:

  • O desempenho do seu dispositivo fica repentinamente e inesperadamente pior, com lentidão ou travamentos ou congelamentos mais frequentes;
  • As configurações são alteradas sem consentimento. Se de repente houver uma nova página inicial do navegador, novos ícones na área de trabalho, um mecanismo de pesquisa padrão diferente ou outras mudanças não realizadas pelo proprietário, pode ser devido a um stalkerware;
  • O usuário recebe mensagens estranhas, como uma inundação repentina de pop-ups ou textos de erro de programas que sempre funcionaram bem antes;
  • O usuário tem chamadas inexplicadas em sua conta;
  • O agressor teve acesso físico ao dispositivo da vítima;
  • O agressor sabe coisas sobre o que a vítima está fazendo, para onde está indo e com quem está se comunicando.
Continua após a publicidade

Como prevenir o stalkerware

Abaixo, a equipe de pesquisadores de ameaças da Avast têm dicas de como se proteger contra os apps espiões:

  • Proteja o seu telefone contra todo acesso físico não autorizado. Certifique-se de que seu dispositivo possui autenticação de dois fatores, como um código PIN; e uma segunda forma de confirmação de identidade, como, por exemplo, um backup de e-mail ou impressão digital;
  • Instale um produto antivírus confiável no seu celular. Um bom software de defesa para dispositivo móvel trata o stalkerware como um programa potencialmente indesejado (PUP) e oferece a opção de removê-lo.