Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um stalkerware?

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Abril de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Annabel P/Pixabay
Divulgação/Annabel P/Pixabay

Os stalkerwares são uma categoria de aplicativo malicioso voltada para o monitoramento do usuário de um dispositivo. Normalmente instalado em celulares, mas também podendo aparecer em PCs e outros dispositivos, esses apps perigosos podem rastrear a localização do usuário, fazer capturas de tela e registrar conversas e chamadas telefônicas, assim como ativar a câmera e o microfone para que seja possível ouvir o que está em volta em tempo real.

Os apps desse tipo costumam ser instalados por outra pessoa sem autorização, normalmente um parceiro da vítima ou familiar. Em outros casos, menos comuns, também podem ser usados para monitoramento de funcionários, já que os stalkerwares também podem ser usados para monitorar a utilização de um dispositivo ou ler arquivos no dispositivo.

A utilização de aplicativos assim representa brechas graves na privacidade dos indivíduos, além de seu uso poder ser considerado crime. Ainda assim, os casos têm crescido, com um estudo recente da empresa de segurança digital Avast indicando que a chance de encontrar um stalkerware em um telefone celular aumentou 358% no Brasil nos últimos três anos.

Continua após a publicidade

Além de cônjuges abusivos e ex-parceiros, o stalkerware também pode ser utilizado por supostos amigos ou pais preocupados. Em todos os casos, porém, seu uso é preocupante, assim como o crescimento nos casos. “Não se trata apenas de roubar dados sigilosos, também há implicações quanto à segurança dos alvos, com [a prática] tendo capacidade de infligir sérios danos físicos e psicológicos”, aponta Jakub Vavra, analista de operações de ameaças da Avast.

Normalmente, os stalkerwares são instalados no dispositivo da vítima por pessoas com acesso físico a ele. Por isso, é importante tomar cuidado ao deixar o aparelho desatendido e sempre utilizar senhas e biometria para proteção. Caso descubra estar sendo espionado, o ideal é interromper o uso do celular e buscar ajuda.