Publicidade

Voo da Blue Origin que levará brasileiro ao espaço acontecerá nesta sexta (20)

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Maio de 2022 às 13h25

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

A Blue Origin anunciou que a missão NS-21 deve ser lançada durante a manhã desta sexta-feira (20) a bordo de um veículo New Shepard. O voo levará seis tripulantes ao espaço suborbital — entre eles, está Victor Correa Hespanha, engenheiro de produção que se tornará o primeiro turista espacial e o segundo brasileiro a ir ao espaço.

Além de Hespanha, o voo levará o investidor Evan Dick, junto do piloto de jatos comerciais Hamish Harding e Jaison Robinson, aventureiro e cofundador da Dream Variation Ventures. Os demais tripulantes são Victor Vescovo, explorador e cofundador da Insight Equity, e Katya Echazarreta, engenheira elétrica e ex-líder de testes na NASA.

Continua após a publicidade

Echazarreta tem 26 anos, e se tornará a primeira mulher nascida no México a ir ao espaço, sendo também a norte-americana mais jovem a conseguir o feito. Já Dick será a primeira pessoa a voar duas vezes com a Blue Origin — ele estava a bordo da missão NS-19, lançada em dezembro do ano passado.

A Blue Origin divulgou também o emblema da missão, baseado em um conceito pensado por Dick, que o propôs considerando que ir ao espaço durante a missão NS-19 foi como "subir acima da superfície do oceano após uma vida inteira vivendo abaixo dela". O raio representa a paixão que Katya tem pela eletricidade e a representatividade de sua missão

Já o diamante e o círculo simbolizam a bandeira do Brasil, em homenagem a Victor. "Tô ansioso demais pra ver a Terra de cima.", comentou ele, em entrevista ao Canaltech. "Espero que muitas pessoas que sonham — talvez até mais que eu — possam ir na sequência, vejo como um passo muito simbólico para isso". 

Continua após a publicidade

Eles vão viajar a bordo do New Shepard, um sistema formado por foguete e cápsula que permite levar tripulantes e experimentos ao espaço. Durante a missão, a tripulação chegará a mais de 100 km de altitude e poderá conferir uma belíssima vista da Terra do espaço, enquanto aproveitam alguns minutos da sensação de ausência de peso na microgravidade. O voo deverá durar entre 10 e 12 minutos.

Como assistir ao lançamento da Blue Origin ao vivo

A missão NS-21 será lançada das instalações da Blue Origin no Launch Site One, no Texas. De acordo com informações da empresa, a janela para o lançamento se abre às 10h30, no horário de Brasília, e a transmissão deverá começar às 9h30. Você poderá acompanhar os preparativos e o lançamento da missão pela transmissão no site da empresa, clicando aqui.

É importante lembrar que, dependendo das condições climáticas, poderá haver mudanças na janela de lançamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Blue Origin