Publicidade

Blue Origin lançará New Shepard de novo no dia 25 de agosto, mas sem tripulação

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Agosto de 2021 às 11h00

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Um novo voo suborbital do foguete New Shepard já tem data para acontecer. Em comunicado publicado nesta quarta-feira (18), a empresa anunciou que o veículo deverá ser lançado no dia 25 de agosto em uma missão não tripulada, levando 18 cargas úteis comerciais no interior da cápsula, uma obra de arte na parte externa dela e vários cartões postais enviados por crianças. O lançamento está programado para acontecer às 10h35 (horário de Brasília), nas instalações de Launch Site One, no Texas.

Das 18 cargas úteis levadas na missão NS-17, 11 delas são patrocinadas pela NASA. Além disso, o voo levará também o experimento Deorbit, Descent and Landing Sensor Demonstration, também da agência espacial. Trata-se de um conjunto de tecnologias de pouso desenvolvido sob a iniciativa Tipping Point, criadas para reduzir riscos e aumentar a confiança em pousos de sucesso na Lua. Esta carga útil já foi lançada no ano passado e, desta vez, estará no lado externo do propulsor do foguete.

Continua após a publicidade

Entre outros experimentos que serão levados ao espaço suborbital, está o The Modal Propellant Gauging, da Carthage College, desenvolvido para coeltar medidas dos níveis de propelente nos tanques de naves na microgravidade. A Universidade da Flórida, por sua vez, enviará o experimento Biological Imaging in Support of Suborbital Science, que aprimora a precisão e a dinãmica de pesquisas biológicas em missões suborbitais.

Por fim, haverá a instalação artística Surborbital Tryptych a bordo do New Shepard. De autoria de Amoako Boafo, a obra é formada por três retratos pintados na parte superior da cápsula, onde ficam estruturas que cobrem os paraquedas. As pinturas mostram o artista, sua mãe e um amigo dela, e fazem parte do programa Uplift Aerospace’s Uplift Art Program, criado para inspirar novas ideias e gerar o diálogo ao tornar o espaço acessível e conectado à experiência humana.

Esta será a 17º missão lançada com o New Shepard, o 4º voo do programa realizado em 2021 e o 8º voo deste veículo em particular, dedicado a voos com cargas úteis científicas e de pesquisa. O lançamento da próxima semana será também o primeiro realizado desde o voo orbital tripulado inaugural do New Shepard, realizado no dia 20 de julho, que levou os irmãos Jeff e Mark Bezos, a aviadora Wally Funk e o estudante Oliver Daemen ao espaço suborbital.

Continua após a publicidade

Fonte: Blue Origin, Space.com