Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você pode ajudar a ciência a confirmar candidatos a exoplanetas; saiba como!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Outubro de 2022 às 17h29

Link copiado!

NASA/ESA/L. Hustak (STScI)
NASA/ESA/L. Hustak (STScI)

A desenvolvedora de telescópios Unistellar e o Instituto SETI anunciaram a Univestellar Exoplanet Campaign, um novo programa de ciência cidadã. Através da iniciativa, astrônomos amadores podem ajudar cientistas a confirmar candidatos a exoplantes gigantes gasosos identificados pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA.

No início do ano, o TESS chegou à marca de 5 mil candidatos a exoplanetas (mundos que orbitam outras estrelas) já descobertos, mas pode ir ainda mais longe: algumas estimativas apontam que o telescópio pode encontrar cerca de 10 mil possíveis exoplanetas. Como cada uma destas detecções precisa ser confirmada, o programa convida astrônomos amadores a observar os candidatos a exoplanetas com telescópios em solo.

Continua após a publicidade

Os participantes podem usar o eVscope, da Unistellar, ou algum outro telescópio de preferência para observar possíveis trânsitos planetários. Eles ocorrem quando o planeta passa em frente à estrela na perspectiva do observador, diminuindo brevemente o brilho dela. As observações do programa serão focadas em exoplanetas gigantes gasosos, parecidos com Júpiter, e os “alvos” serão divulgados no site do projeto.

As contribuições dos cientistas cidadãos para a identificação de exoplanetas são várias — exemplo disso está nos estudos de TOI 1812, um sistema com três exoplanetas a cerca de 560 anos-luz da Terra. Um deles, designado “TOI 1812.01.”, teve seu período orbital desvendado com a ajuda de uma rede de ciência cidadã. Um manuscrito com base no trabalho de observação do sistema foi elaborado para apresentação no 73º Congresso Internacional de Astronáutica, em Paris.

Paul Dalba, cientista pesquisador do Instituto SETI, comemorou a descoberta e a nova campanha. “Astrônomos cidadãos se unindo em todo o mundo para ensinar a humanidade sobre novos planetas descobertos a tantos trilhões de quilômetros de distância é, colocando de forma simples, algo incrível”, disse, em um comunicado.

Para conferir mais informações e acompanhar os alvos das observações, acesse o site da Univestellar Exoplanet Campaign.

Continua após a publicidade

Fonte: SETI