Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Virgin Orbit encontra peça "suspeita" de falha em missão de janeiro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Fevereiro de 2023 às 13h32

Link copiado!

Reprodução/VirginAtlantic/Twitter
Reprodução/VirginAtlantic/Twitter

O diretor executivo da Virgin Orbit, Dan Hart, afirmou nesta terça-feira (7) que a falha no lançamento do foguete LauncherOne pode estar relacionada a um componente de relativo baixo custo. Em sua fala no Simpósio Smallsat, Hart declarou que ainda era cedo para dizer a causa exata da falha, mas que as evidências apontam para a peça do segundo estágio do foguete.

A missão Start Me Up, da Virgin Orbit, foi lançada em janeiro. Naquele dia, o avião Cosmic Girl (um Boeing 747 modificado) levou o foguete LauncherOne e o liberou. As fases iniciais do lançamento correram bem, mas a anomalia ocorreu depois da separação dos dois estágios, quando o segundo acionou seu motor. Com o ocorrido, os satélites não foram levados à órbita.

Continua após a publicidade

Hart descreveu que, por enquanto, tudo aponta para um filtro que estava presente durante a montagem do foguete, mas que faltou quando o motor do segundo estágio foi acionado. “Isso significa que ele foi desalojado e causou uma sequência de danos”, explicou. “É uma parte de aproximadamente US$ 100 que nos tirou [da órbita]”, finalizou.

Segundo ele, a empresa não deve mais usar este filtro e está em busca de outras possíveis correções. A investigação segue em andamento, conduzida pela Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido e Administração Federal de Aviação dos EUA. Por enquanto, não há estimativas para a finalização das análises do ocorrido.

A missão Start Me Up foi a primeira lançada pela empresa no Reino Unido. No momento, a Virgin Orbit está se preparando para lançar novamente o foguete LauncherOne. Desta vez, ele deve ser lançado de Mojave Air and Space Port, a mesma instalação da Califórnia de onde foram lançadas as missões anteriores.

Fonte: SpaceNews