Virgin Galactic quer lançar 1º missão comercial tripulada até início de outubro

Virgin Galactic quer lançar 1º missão comercial tripulada até início de outubro

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 02 de Setembro de 2021 às 18h00
Virgin Galatic

Quase dois meses após a “inauguração” do turismo espacial, a Virgin Galactic se prepara para realizar sua primeiro missão comercial tripulada entre o fim deste mês e o início do próximo, a partir do Spaceport America. A bordo da nave espacial VSS Unity, os quatro tripulantes realizarão pesquisas para avaliar os efeitos no corpo humano durante a transição de gravidade durante o voo.

Embora seja a primeira missão comercial tripulada da empresa, esta será a 23ª do veículo espacial VSS Unity. A missão contará com três tripulantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa, os quais garantiram seus acentos ao pagar um valor não revelado, além de um membro da equipe da Virgin Galactic.

(Imagem: Reprodução/Virgin Galactic)

O líder da missão será Walter Villadei, chefe do departamento de Inovação, Sistemas e Aplicações Espaciais da Força Aérea Italiana. Além dele, fará parte da missão Angelo Landolfi, médico e tenente-coronel; Pantaleone Carlucci, engenheiro aeroespacial do National Research Council e Beth Moses, astronauta e instrutora-chefe da Virgin Galactic. Como pilotos do avião espacial, Michael Masucci e CJ Sturckow; e Nicola Pecile e Kelly Latimer conduzirão o porta-aviões VMS Eve, que levará o VSS Unity até as fronteiras do espaço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O principal objetivo desta missão será estudar os efeitos da chamada “fase de transição” da gravidade à microgravidade no corpo humano durante o voo. Para isto, os tripulantes usarão sensores que medirão a atividade fisiológica. Outras cargas úteis estudarão o efeito do ambiente em uma série de propriedades químicas e físicas.

(Imagem: Reprodução/Virgin Galactic)

A notícia foi divulgada um dia após a Federal Aviation Administration (FAA) revelar uma investigação do primeiro voo tripulado da nave VSS Unity, realizada em julho deste ano. Ao que tudo indica, uma luz vermelha acendeu durante o voo, indicando que o avião espacial havia se desviado de sua trajetória original. A informação foi divulgada pelo jornalista Nicholas Schmidle, do The New Yorker.

Em nota, a Virgin disse que, apesar disso, “foi uma trajetória de voo controlada e intencional que permitiu a VSS Unity chegar ao espaço com sucesso e pousar com segurança em nosso espaçoporto no Novo México”. Em seu livro Test Gods (2021), Schmidle relata outra ocasião em que a segurança das operações da Virgin Galactic enfrentou problemas. Segundo o relato de um ex-funcionário, um voo de testes em 2019 enfrentou problemas potencialmente sérios com asa do avião.

Fonte: TechCrunch, Virgin Galactic

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.