Virgin Galactic lança segundo voo suborbital tripulado
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Virgin Galactic lançou nesta quinta-feira (25) a missão Unity 25, adicionando mais um voo suborbital ao seu histórico. O lançamento aconteceu nas instalações do Spaceport America, no Novo México, às 12h17 no horário de Brasília, levando quatro tripulantes. Este foi o último teste de voo antes de a empresa lançar sua primeira missão comercial.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Os voos turísticos da Virgin Galactic podem ser chamados de viagens espaciais?
A bordo do porta-aviões VMS Eve, estavam os pilotos Jameel Janjua e Nicola Pecile. Já os passageiros do VSS Unity eram os especialistas de missão Jamila Gilbert e Christopher Huie, acompanhados por Luke Mays e Beth Moses. O avião espacial foi pilotado por Mike Masucci e C.J. Sturckow.
Durante os voos suborbitais da Virgin Galactic, o VSS Unity voa preso à "barriga" do VMS Eve e segue com ele até a altitude de 15 km, sendo liberado para seguir viagem a até 80 km de altitude. Depois, os tripulantes podem curtir cerca de quatro minutos da sensação de ausência de peso, soltando os cintos e observando a Terra através das janelas da nave.
Após esta etapa, os passageiros voltam aos assentos e se preparam para o retorno à Terra, com o avião planando durante a volta até alcançar a pista do America Spaceport. Segundo a Virgin Orbit, o VSS Unity chegou à altitude máxima de 87,2 km e a aeronave pousou às 13h37; alguns minutos depois, foi a vez de o VMS Eve retornar, marcando o fim da missão. Desta vez, não houve transmissão online do voo.
Este foi o quinto voo já realizado pela Virgin Galactic e o segundo após uma pausa de quase dois anos — o último voo suborbital aconteceu em julho de 2021, quando a empresa inaugurou o turismo espacial em sua 22º missão. Neste período, a empresa trabalhou em atualizações e testes de suas aeronaves para começar a oferecer serviços comerciais. Se tudo correr bem, a Virgin Galactic vai inaugurar o serviço com um voo programado para junho, tripulado por oficiais da Força Aérea Italiana.
Fonte: Virgin Galactic