Turismo espacial: Virgin Galactic revela tripulação de próximo voo
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A Virgin Galactic quer lançar um novo voo suborbital tripulado no dia 25 de maio, que promete levar quatro pessoas a bordo do avião espacial VSS Unity. Quando acontecer, a nova missão vai marcar o retorno da empresa ao turismo espacial após um intervalo de quase dois anos desde seu último voo tripulado, lançado em julho de 2021.
- Os voos turísticos da Virgin Galactic podem ser chamados de viagens espaciais?
- Turismo espacial | Quanto custa e como se candidatar para ir ao espaço?
Chamada Unity 25, em provável referência ao 25º voo já realizado pelo avião espacial da empresa, a missão vai ser lançada do espaçoporto America, no Novo México. A tripulação vai contar com Jamila Gilbert, uma das especialistas da missão que vai estar acompanhada de Christopher Huie, engenheiro de ciências de voo na empresa.
Além deles, a tripulação vai ter também Luke Mays, que foi responsável pelas operações de cargas úteis científicas da NASA na Estação Espacial Internacional e, hoje, é instrutor de astronautas na Virgin Galactic. Ele vai estar junto de Beth Moses, que esteve nas missões anteriores da empresa. Já os pilotos serão Mike Masucci e C.J. Sturckow.
Esta vai ser a última missão de avaliação do sistema de voo e da experiência dos tripulantes antes da inauguração do serviço comercial com um voo tripulado por oficiais da Força Aérea Italiana, programado para junho. Futuramente, a Virgin Galactic espera realizar 400 voos a cada ano, com cada assento custando aproximadamente US$ 425 mil.
Para colocar estes planos em prática, a companhia vem trabalhando em algumas atualizações no porta-aviões VMS Eve. Durante os voos, ele leva a nave VSS Unity em sua “barriga” e, depois que alcança cerca de 15 km de altitude, esta é liberada e segue viagem por conta própria ao espaço suborbital. Depois, ela plana de volta à Terra.
Fonte: Virgin Galactic