Vídeo mostra detalhes de como são os trajes espaciais futuristas da SpaceX
Por Daniele Cavalcante |
Quando os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley foram enviados à ISS em uma nave da SpaceX, eles utilizaram um traje especialmente projetado e confeccionado pela própria empresa de Elon Musk. Agora, podemos conhecer um pouco mais sobre essa peça importante das viagens espaciais, graças a um vídeo que mostra os bastidores dessa produção.
- Designer do novo traje espacial da SpaceX para a NASA também fez traje do Batman
- Missão Artemis | Revelado traje espacial inovador para levar humanos à Lua
- Virgin Galactic revela seus trajes espaciais modernos com direito a dança aérea
Mais do que elegante e com ares hollywoodianos, o traje da SpaceX se ajusta perfeitamente à cabine da cápsula Crew Dragon e suas funções. Esse é um dos motivos que levaram a empresa a decidir criar essas vestes por conta própria, uma decisão incomum - até mesmo a NASA prefere contratar empresas especializadas no assunto.
Tudo acontece na própria sede da SpaceX, em Hawthorne, Califórnia. Os trajes exclusivos e futuristas precisavam ser um complemento perfeito da Crew Dragon, tanto estética quanto funcionalmente. Por isso, a empresa deveria ter todo o controle do design e funções, nos mínimos detalhes.
Chris Trigg da SpaceX, gerente de trajes espaciais e de tripulação, e Maria Sundeen, especialista líder no assunto, apresentam o vídeo dos bastidores, revelando o conceito, processos de design e a produção do traje. Trigg observa que o traje é, literalmente, parte do sistema que inclui o assento da nave, e foi projetado para conectar e fornecer automaticamente tudo o que os astronautas eles precisam.
Isso significa que eles contam com um sistema de comunicação e controle de temperatura embutidos, além de rádio e microfones acoplados ao capacete e fornecimento de ar e energia elétrica através de uma espécie de cabo umbilical, conectado ao assento do astronauta. Além disso, são resistentes a chamas e impactos.
Também foi necessário criar luvas que proporcionassem pressurização e proteção, mas sem que os astronautas perdessem a capacidade de interagir com a tela sensível ao toque a bordo da nave. Tudo foi projetado para ser plug-and-play, ou seja, cada equipamento é “algo que a equipe literalmente precisa conectar quando se senta e, em seguida, o traje se encarrega de tudo a partir daí”, disse Trigg. “É realmente uma parte do veículo”.
Bob Behnken e Doug Hurley vestirão o traje novamente no final desta semana, quando entrarem na Crew Dragon para voltar à Terra. A nave deve deixar a ISS em 1º de agosto e mergulhar no Oceano Atlântico com astronautas a bordo no dia seguinte, se as condições climáticas permitirem.
Fonte: Via SyFy