Sucesso! SpaceX lança astronautas da NASA à ISS pela primeira vez

Por Patrícia Gnipper | 30 de Maio de 2020 às 12h45
NASA

Era para o dia histórico ter sido a quarta-feira (27), mas um repentino mau tempo impediu que o lançamento acontecesse. Então, a ocasião foi adiada para este sábado (30), quando a SpaceX tentou (e conseguiu!) enviar dois astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez: Bob Behnken e Doug Hurley.

Este é o primeiro voo tripulado da empresa de Elon Musk, marcando o fim do contrato dos EUA com a Rússia nesse transporte. Os russos cobram uma pequena fortuna para levar astronautas estadunidenses à estação orbital desde 2011, quando o programa dos ônibus espaciais foi cancelado. Com a SpaceX enfim entrando na jogada, esses voos ficam muito mais baratos, já que seus foguetes Falcon 9 são 80% reutilizáveis, reduzindo imensamente os custos de novos lançamentos.

Abaixo, você confere a cobertura original do Canaltech com tudo o que estava rolando desde os bastidores do lançamento, até o grande momento em que o foguete Falcon 9 começou a decolar.

Às 12h20, a dupla já começa a vestir os trajes espaciais para lá de modernos desenvolvidos pela empresa de Elon Musk, e a equipe de apoio os ajuda nos preparativos iniciais.

Com os trajes devidamente vestidos e testados, os astronautas têm uma última conversa com Jim Bridenstine, administrador da NASA, antes de partirem rumo à plataforma de lançamento.

Bridenstine aproveita o momento para tirar uma selfie com os astronautas.

A cantora Kelly Clarkson canta o hino nacional dos Estados Unidos, em um momento bastante emocionante para os cidadãos patriotas do país.

Às 13h, os astronautas saem da sede do Kennedy Space Center e acenam para os poucos jornalistas ali presentes.

Na sequência, eles caminham em direção ao SUV elétrico Model X, da Tesla, personalizado para servir como meio de transporte dos astronautas à plataforma de lançamento.

Mais uma vez, o momento de despedida de seus filhos e esposas. Pudemos ouvir o astronauta Doug Hurley pedindo a seu filho que "obedeça sua mãe", arrancando algumas risadas da equipe da NASA neste momento.

A dupla se posiciona no veículo e, então, seguem rumo à plataforma de onde serão lançados mais tarde.

Muita segurança na estrada que interliga a sede da NASA à plataforma de lançamento.

Muitas nuvens acima de onde está posicionado o foguete Falcon 9 com a nave Crew Dragon no topo, onde os astronautas entrarão logo mais. Será que o tempo vai colaborar? Estamos na torcida!

Às 13h25, a dupla chega à plataforma de lançamento e se prepara para a entrada na nave espacial. Mas, antes, eles têm um último momento de conversar com seus entes queridos, pois ali há um telefone para isso.

13h30 é hora de receber as instruções finais da equipe de apoio da missão. Ao fundo, vemos a abertura da nave Crew Dragon, por onde os astronautas entrarão em poucos minutos.

Já no interior do veículo espacial, é hora de testar os sistemas e se posicionar em seus assentos. A equipe de apoio da SpaceX ainda tem trabalho à frente, pois precisam ajustar os astronautas devidamente e garantir que o voo aconteça em segurança.

Na imagem abaixo, você vê os astronautas realizando testes de comunicação com a equipe em terra, garantindo que tudo esteja funcionando devidamente para não perder contato em momento algum.

Momento de descontração na transmissão ao vivo, em que a NASA mostra algumas fotos que o público está postando nas redes sociais com a hashtag #LaunchAmerica. Aqui, vemos um gatinho espacial chamado Boris dentro de um foguete.

Apesar das nuvens escuras do momento, Jim Bridenstine falou que há 50% de chances de o lançamento acontecer hoje mesmo. Ainda falta pouco mais de duas horas para o lançamento.

Aqui vemos as telas sensíveis aos toques da nave Crew Dragon, onde ficam todos os controles para que os astronautas guiem a viagem espacial. Da ficção científica, para a vida real, graças à SpaceX!

Às 14h15 o controle da missão confirmou que tanto a nave quanto o foguete Falcon 9 estão com o "ok" final para a decolagem, sem problema técnico algum detectado. A partir de agora, mais uma vez tudo vai depender das condições meteorológicas para que o lançamento aconteça.

O atual comandante da ISS manda uma mensagem aos astronautas que receberá amanhã na estação orbital, lembrando que já trabalhou com Doug Hurley em 2009, durante uma missão espacial, e está ansioso para trabalhar também com Bob Behnken.

Às 14h40 a chuva cai na plataforma de lançamento, borrando as imagens graças a gotas de água em cima das lentes das câmeras posicionadas ali. Ainda há chances de o lançamento acontecer, de qualquer maneira. Contudo, caso o voo estivesse programado para este momento, a NASA não poderia dar o "ok" para o lançamento. A esperança é a de que os ventos dissipem as nuvens escuras e a chuva vá embora até as 16h22.

Mais uma vez, a NASA exibe a mensagem otimista de William Shatner, o capitão Kirk da série clássica de Star Trek, desejando boa viagem aos astronautas.

Também foi exibida novamente a mensagem de boa sorte dada por Bill Nye, "the science guy" e atual CEO da Sociedade Planetária.

15h10. O tempo parece estar abrindo. Não vemos mais as nuvens escuras que estavam por lá até poucos minutos atrás. Será que agora vai?

Faltando apenas uma hora para o lançamento, os astronautas dão o "go for launch", sinalizando que ambos estão prontos para voar. Dentro de alguns minutos saberemos se a NASA dará o ok final para o lançamento.

Pouco antes das 15h40 a aguardada boa notícia: o "go" foi dado pela NASA, pois o tempo está colaborando e o lançamento vai mesmo acontecer! Logo depois, o braço que interliga a plataforma de lançamento ao foguete começou a ser removido. O próximo passo é preencher o Falcon 9 com o propelente, o que também já foi autorizado.

Enquanto o segundo estágio do Falcon 9 é carregado com o combustível, é preciso haver um resfriamento ali no local. Por isso vemos essa fumaça branca — mas fiquem tranquilos, pois isso é um procedimento normal!

A menos de dez minutos para o grande momento, é hora de começar a resfriar o interior do foguete para que os motores sejam acionados. Tudo continua correndo dentro do esperando, sem nenhum imprevisto ou problema técnico envolvido.

3... 2... 1... and liftoff! O foguete Falcon 9 começou a decolar às 16h22, pontualmente dentro do programado, com a nave Crew Dragon e os dois astronautas da NASA a bordo! Assim, a SpaceX entra mais uma vez para a história da exploração espacial, desta vez realizando seu primeiro voo tripulado, o que também é a primeira vez que astronautas da NASA voam em uma nave comercial. A partir de agora, os EUA não precisarão mais dos russos para transportar seus astronautas à ISS. O dia de hoje é um marco histórico e tanto!

Às 16h26, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 se separou com sucesso do veículo, que segue subindo com a dupla a bordo da Crew Dragon.

Enquanto a nave segue subindo, o primeiro estágio do Falcon 9 vai descendo, com o objetivo de pousar em segurança na plataforma de resgate da SpaceX, para ser reutilizado.

16h33 é o horário em que o primeiro estágio do foguete Falcon 9 pousou com sucesso no navio-drone "Of course I still love you", para ser resgatado e reutilizado em lançamentos futuros. Esse é o maior trunfo da SpaceX, que conseguiu desenvolver foguetes até 80% reutilizáveis, o que reduz (e muito!) os custos dos lançamentos, possibilitando uma exploração espacial cada vez mais acessível — e, em um futuro bastante próximo, viabilizará o início do turismo espacial.

Logo em seguida, veio a confirmação de que a nave Crew Dragon estava se separando do foguete Falcon 9, seguindo em carreira solo a partir de agora. Os astronautas recebem mensagens de apoio dos controladores em terra, e agradecem os desejos de boa viagem.

Às 17h55, os astronautas iniciaram testes de voo manual com a nave Crew Dragon no espaço, garantindo que será possível controlá-la manualmente caso sua programação automatizada apresente alguma falha.

Os astronautas  chegarão à ISS no domingo (31) às 11h27, quando o atraque automático da nave acontecerá com a estação. A escotilha será aberta às 13h45 e, finalmente, eles serão recebidos pela tripulação que atualmente está na estação orbital. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.