Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sucesso! SpaceX lança astronautas da NASA à ISS pela primeira vez

Por| 30 de Maio de 2020 às 12h45

Link copiado!

NASA
NASA

Era para o dia histórico ter sido a quarta-feira (27), mas um repentino mau tempo impediu que o lançamento acontecesse. Então, a ocasião foi adiada para este sábado (30), quando a SpaceX tentou (e conseguiu!) enviar dois astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez: Bob Behnken e Doug Hurley.

Este é o primeiro voo tripulado da empresa de Elon Musk, marcando o fim do contrato dos EUA com a Rússia nesse transporte. Os russos cobram uma pequena fortuna para levar astronautas estadunidenses à estação orbital desde 2011, quando o programa dos ônibus espaciais foi cancelado. Com a SpaceX enfim entrando na jogada, esses voos ficam muito mais baratos, já que seus foguetes Falcon 9 são 80% reutilizáveis, reduzindo imensamente os custos de novos lançamentos.

Abaixo, você confere a cobertura original do Canaltech com tudo o que estava rolando desde os bastidores do lançamento, até o grande momento em que o foguete Falcon 9 começou a decolar.

Continua após a publicidade

Às 12h20, a dupla já começa a vestir os trajes espaciais para lá de modernos desenvolvidos pela empresa de Elon Musk, e a equipe de apoio os ajuda nos preparativos iniciais.

Com os trajes devidamente vestidos e testados, os astronautas têm uma última conversa com Jim Bridenstine, administrador da NASA, antes de partirem rumo à plataforma de lançamento.

Continua após a publicidade

Bridenstine aproveita o momento para tirar uma selfie com os astronautas.

A cantora Kelly Clarkson canta o hino nacional dos Estados Unidos, em um momento bastante emocionante para os cidadãos patriotas do país.

Continua após a publicidade

Às 13h, os astronautas saem da sede do Kennedy Space Center e acenam para os poucos jornalistas ali presentes.

Na sequência, eles caminham em direção ao SUV elétrico Model X, da Tesla, personalizado para servir como meio de transporte dos astronautas à plataforma de lançamento.

Continua após a publicidade

Mais uma vez, o momento de despedida de seus filhos e esposas. Pudemos ouvir o astronauta Doug Hurley pedindo a seu filho que "obedeça sua mãe", arrancando algumas risadas da equipe da NASA neste momento.

A dupla se posiciona no veículo e, então, seguem rumo à plataforma de onde serão lançados mais tarde.

Continua após a publicidade

Muita segurança na estrada que interliga a sede da NASA à plataforma de lançamento.

Muitas nuvens acima de onde está posicionado o foguete Falcon 9 com a nave Crew Dragon no topo, onde os astronautas entrarão logo mais. Será que o tempo vai colaborar? Estamos na torcida!

Continua após a publicidade

Às 13h25, a dupla chega à plataforma de lançamento e se prepara para a entrada na nave espacial. Mas, antes, eles têm um último momento de conversar com seus entes queridos, pois ali há um telefone para isso.

13h30 é hora de receber as instruções finais da equipe de apoio da missão. Ao fundo, vemos a abertura da nave Crew Dragon, por onde os astronautas entrarão em poucos minutos.

Continua após a publicidade

Já no interior do veículo espacial, é hora de testar os sistemas e se posicionar em seus assentos. A equipe de apoio da SpaceX ainda tem trabalho à frente, pois precisam ajustar os astronautas devidamente e garantir que o voo aconteça em segurança.

Na imagem abaixo, você vê os astronautas realizando testes de comunicação com a equipe em terra, garantindo que tudo esteja funcionando devidamente para não perder contato em momento algum.

Continua após a publicidade

Momento de descontração na transmissão ao vivo, em que a NASA mostra algumas fotos que o público está postando nas redes sociais com a hashtag #LaunchAmerica. Aqui, vemos um gatinho espacial chamado Boris dentro de um foguete.

Apesar das nuvens escuras do momento, Jim Bridenstine falou que há 50% de chances de o lançamento acontecer hoje mesmo. Ainda falta pouco mais de duas horas para o lançamento.

Continua após a publicidade

Aqui vemos as telas sensíveis aos toques da nave Crew Dragon, onde ficam todos os controles para que os astronautas guiem a viagem espacial. Da ficção científica, para a vida real, graças à SpaceX!

Às 14h15 o controle da missão confirmou que tanto a nave quanto o foguete Falcon 9 estão com o "ok" final para a decolagem, sem problema técnico algum detectado. A partir de agora, mais uma vez tudo vai depender das condições meteorológicas para que o lançamento aconteça.

Continua após a publicidade

O atual comandante da ISS manda uma mensagem aos astronautas que receberá amanhã na estação orbital, lembrando que já trabalhou com Doug Hurley em 2009, durante uma missão espacial, e está ansioso para trabalhar também com Bob Behnken.

Às 14h40 a chuva cai na plataforma de lançamento, borrando as imagens graças a gotas de água em cima das lentes das câmeras posicionadas ali. Ainda há chances de o lançamento acontecer, de qualquer maneira. Contudo, caso o voo estivesse programado para este momento, a NASA não poderia dar o "ok" para o lançamento. A esperança é a de que os ventos dissipem as nuvens escuras e a chuva vá embora até as 16h22.

Mais uma vez, a NASA exibe a mensagem otimista de William Shatner, o capitão Kirk da série clássica de Star Trek, desejando boa viagem aos astronautas.

Também foi exibida novamente a mensagem de boa sorte dada por Bill Nye, "the science guy" e atual CEO da Sociedade Planetária.

15h10. O tempo parece estar abrindo. Não vemos mais as nuvens escuras que estavam por lá até poucos minutos atrás. Será que agora vai?

Faltando apenas uma hora para o lançamento, os astronautas dão o "go for launch", sinalizando que ambos estão prontos para voar. Dentro de alguns minutos saberemos se a NASA dará o ok final para o lançamento.

Pouco antes das 15h40 a aguardada boa notícia: o "go" foi dado pela NASA, pois o tempo está colaborando e o lançamento vai mesmo acontecer! Logo depois, o braço que interliga a plataforma de lançamento ao foguete começou a ser removido. O próximo passo é preencher o Falcon 9 com o propelente, o que também já foi autorizado.

Enquanto o segundo estágio do Falcon 9 é carregado com o combustível, é preciso haver um resfriamento ali no local. Por isso vemos essa fumaça branca — mas fiquem tranquilos, pois isso é um procedimento normal!

A menos de dez minutos para o grande momento, é hora de começar a resfriar o interior do foguete para que os motores sejam acionados. Tudo continua correndo dentro do esperando, sem nenhum imprevisto ou problema técnico envolvido.

3... 2... 1... and liftoff! O foguete Falcon 9 começou a decolar às 16h22, pontualmente dentro do programado, com a nave Crew Dragon e os dois astronautas da NASA a bordo! Assim, a SpaceX entra mais uma vez para a história da exploração espacial, desta vez realizando seu primeiro voo tripulado, o que também é a primeira vez que astronautas da NASA voam em uma nave comercial. A partir de agora, os EUA não precisarão mais dos russos para transportar seus astronautas à ISS. O dia de hoje é um marco histórico e tanto!

Às 16h26, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 se separou com sucesso do veículo, que segue subindo com a dupla a bordo da Crew Dragon.

Enquanto a nave segue subindo, o primeiro estágio do Falcon 9 vai descendo, com o objetivo de pousar em segurança na plataforma de resgate da SpaceX, para ser reutilizado.

16h33 é o horário em que o primeiro estágio do foguete Falcon 9 pousou com sucesso no navio-drone "Of course I still love you", para ser resgatado e reutilizado em lançamentos futuros. Esse é o maior trunfo da SpaceX, que conseguiu desenvolver foguetes até 80% reutilizáveis, o que reduz (e muito!) os custos dos lançamentos, possibilitando uma exploração espacial cada vez mais acessível — e, em um futuro bastante próximo, viabilizará o início do turismo espacial.

Logo em seguida, veio a confirmação de que a nave Crew Dragon estava se separando do foguete Falcon 9, seguindo em carreira solo a partir de agora. Os astronautas recebem mensagens de apoio dos controladores em terra, e agradecem os desejos de boa viagem.

Às 17h55, os astronautas iniciaram testes de voo manual com a nave Crew Dragon no espaço, garantindo que será possível controlá-la manualmente caso sua programação automatizada apresente alguma falha.

Os astronautas  chegarão à ISS no domingo (31) às 11h27, quando o atraque automático da nave acontecerá com a estação. A escotilha será aberta às 13h45 e, finalmente, eles serão recebidos pela tripulação que atualmente está na estação orbital.