Publicidade

Virgin Galactic revela seus trajes espaciais modernos com direito a dança aérea

Por| 17 de Outubro de 2019 às 13h27

Link copiado!

Sarah Tew/CNET
Sarah Tew/CNET

Apenas um dia após a NASA revelar oficialmente seus novos trajes espaciais projetados para as missões Artemis, a Virgin Galactic também convidou a imprensa para apresentar suas roupas para voos no espaço. Enquanto o design criado pela NASA é bastante tradicional, mantendo algumas das mesmas características visuais usadas nas missões Apollo, o traje da Virgin Galactic tem um visual bem mais futurista.

Em parceria com a Under Armour, a empresa de voos comerciais desenvolveu um conjunto que inclui uma camada usada como base, calçados, um traje espacial e um traje de treinamento, além de uma jaqueta em edição limitada - ela servirá para que os astronautas usem casualmente enquanto estiverem na Terra.

O traje espacial em si é feito de tecidos leves que ajudarão a controlar a temperatura e umidade. Além disso, cada unidade poderá ser adaptada a cada astronauta, tanto esteticamente quanto em detalhes como bandeiras de países, crachás e outros itens. Ele conta até mesmo com bolsos para guardar objetos pessoais, como fotos de entes queridos. Já o traje de treinamento ajudará a otimizar a eficácia da preparação dos astronautas.

Continua após a publicidade

O CEO da Under Armour, Kevin Plank, disse ao público presente que os trajes são feitos com oito tecnologias comerciais da sua empresa. As partes de baixo são feitas com fios capazes de aperta as pernas dos astronautas e manter o fluxo de sangue acima da cintura.

Embora a Virgin Galactic não tenha ido muito mais longe que isso nos detalhes, a apresentação foi um espetáculo à parte. Realizado em um simulador de paraquedismo da iFly, na cidade de Yonkers, Nova York, o evento estava cheio de jornalistas e futuros astronautas. Em uma sala com iluminação azul, pessoas vestidas com os trajes flutuavam e até dançavam no ar, dentro de um tubo usado para simular o paraquedismo.

Para criar essas roupas, a Virgin Galactic consultou não apenas especialistas em design, mas também médicos, treinadores de astronautas, pilotos, designers de roupas e calçados e, claro, pessoas que realmente usarão esses trajes.

Continua após a publicidade

O objetivo da Virgin Galactic é o turismo espacial e, para isso, a empresa está testando a SpaceShipTwo, uma nave espacial suborbital que será usada para transportar passageiros, e já revelou ao público o Gateway to Space, uma espécie de aeroporto localizado na America no Novo México. Ali, estarão o controle das missões, sala de reuniões e lounge onde os passageiros aguardarão os voos.

Para levar humanos ao espaço, a Virgin Galactic usará o WhiteKnightTwo, um avião a jato que será usado para transportar a SpaceShipTwo, que por sua vez terá capacidade para seis passageiros. Quando estiverem a uma altitude de 15.000 metros, o SpaceShipTwo ligará seus motores e entrará sozinha no espaço suborbital.

Continua após a publicidade

É por causa da natureza turísticas da empresa que esse trajes são tão diferentes do xEMU, da NASA. Eles não foram desenvolvidos para executar tarefas na Lua ou em outros planetas, nem mesmo para caminhadas espaciais semelhantes às realizadas pelos astronautas da ISS. Conforme explicou Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas da Virgin Galactic, os trajes da Virgin Galactitc foram criados para "aproveitar e saborear o espaço nas suas próprias condições, à sua maneira".

Agora que os trajes foram revelados, especialistas deverão realizar testes para refinar ainda mais o design.

Fonte: CNET