Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo de sonda da China mostra pouso no lado afastado da Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Junho de 2024 às 14h39

Link copiado!

CNSA
CNSA

Foi na noite de sábado (1) que a China pousou sua missão Chang’e 6 no lado afastado da Lua. O feito surpreendente foi registrado pela câmera de pouso da sonda, que capturou desde a aproximação da superfície lunar até a descida. 

As imagens são fascinantes, afinal, mostram uma região que nunca conseguimos ver da nossa perspectiva na Terra. Dizemos que a Lua tem um lado afastado porque, devido ao bloqueio de marés com a Terra, ela tem sempre uma mesma face voltada para nós, enquanto a outra fica oculta.

No caso, a Chang’e 6 desceu à Bacia do Polo Sul-Aitken, formação encontrada no lado afastado. Trata-se de uma cratera de impacto com 2.500 km de extensão e 8 km de profundidade, considerada uma das maiores estruturas deste tipo em nosso Sistema Solar. 

Continua após a publicidade

O vídeo produzido com as imagens capturadas durante a descida revelam um pouco desta região misteriosa: 

Como o lado da Lua voltado para a Terra é mais fácil de explorar, foram poucas as missões enviadas ao lado afastado do nosso satélite natural. Com o sucesso do pouso da Chang’e 6, a China se tornou o quarto país a conseguir descer uma espaçonave em segurança para lá.

Os Estados Unidos foram os primeiros a conseguir este feito com a missão Ranger 4. Entretanto, ela colidiu com a superfície da Lua e não pôde enviar dados para nosso planeta. 

Agora, a missão vai coletar cerca de 2 kg de amostras de regolito lunar e de rochas em seu local de pouso. Se tudo correr bem, o material vai ser trazido à Terra nas próximas semanas, rendendo uma série de estudos sobre a região.

Fonte: CNSA