Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo da China mostra como sua futura estação na Lua pode ser

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Maio de 2024 às 11h41

Link copiado!

China National Space Administration
China National Space Administration

A China mostrou em um novo vídeo como sua futura estação de pesquisa na Lua pode ficar. A animação foi revelada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) em 24 de abril, quando o país celebra o Dia do Espaço, e mostra algumas instalações na superfície lunar. 

Diferentes missões foram representadas no vídeo, incluindo algumas de coleta de amostras lunares, um lander, um rover e satélites de apoio. Estes dispositivos, por sua vez, representam as missões Chang’e 6 e 7. 

Com a Chang’e 8, estas missões vão formar o modelo básico da estação de pesquisa ILRS. O projeto promete criar uma base científica experimental, que vai abrigar pesquisas focadas na exploração e uso dos recursos lunares

Continua após a publicidade

A ideia é que as instalações permitam operação independente a longo prazo tanto na superfície da Lua quanto em sua órbita. Por enquanto, a China tem parcerias fechadas com a Rússia, Venezuela, África do Sul, Egito, entre outros. 

Um dos detalhes mais interessantes do vídeo é que o fim da animação mostra com desfoque o que parece ser um ônibus espacial decolando de uma plataforma de lançamentos. A NASA encerrou o programa destes veículos em 2011.

Hoje, a NASA é proibida de colaborar com a China em projetos espaciais. Enquanto o país desenvolve sua estação de pesquisa lunar e veículos reutilizáveis, a NASA trabalha com outras nações no programa Artemis para buscar estabelecer a presença humana permanente e sustentável em nosso satélite natural.

Fonte: CGTN