Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja o tamanho de buracos negros supermassivos em relação ao Sol

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Maio de 2023 às 19h50

Link copiado!

NASA's Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab
NASA's Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab

Uma animação da NASA mostra buracos negros supermassivos comparados com a nossa estrela no quesito "tamanho". O vídeo é particularmente interessante para compreendermos melhor que a massa de alguns milhares de “sóis” pode ser comprimida o suficiente para ser menor que o próprio Sol.

Supõe-se que cada galáxia do universo — ou a maioria delas — tenha um buraco negro supermassivo em seu núcleo. A Via Láctea não é uma exceção: o Sagitário A*foi fotografado recentemente, mora em seu coração e tem  4,31 milhões de massas solares. Seu tamanho é de 6,7 bilhões de km de raio, bem pouco para tanta matéria compactada.

Outro exemplo é o buraco negro no centro da galáxia M87, também registrado em imagens, com massa de 6,5 bilhões de vezes a do Sol. E se você acha esse número grande, espere para observar o TON 618 aparecer no vídeo abaixo com seus 60 bilhões de massas solares.

Continua após a publicidade

Entretanto, o primeiro buraco negro a aparecer na animação é bem pequeno e habita o núcleo da galáxia anã 1601+3113. Ele tem massa equivalente a 100.000 sóis, mas, mesmo assim, sua matéria é tão comprimida que sua “sombra” (a parte escura de um buraco negro, de onde nem mesmo a luz pode escapar) é menor que o próprio Sol.

A animação também mostra uma galáxia que possui não um, mas dois buracos negros em seu núcleo: a NGC 7727, fruto da fusão entre duas galáxias. Um dos objetos tem 6 milhões de massas solares e o outro mais de 150 milhões de sóis — e eles estão condenados a se fundirem nos próximos 250 milhões de anos.

Os cientistas podem encontrar e fotografar apenas os buracos negros ativos, ou seja, que estão se alimentando de alguma matéria. Isso porque, ao fazer isso, eles concentram material superaquecido na forma de plasma brilhante, que emite radiação em diversos comprimentos de onda.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA