Publicidade

Espetacular dança de galáxias em fusão é fotografada com riqueza de detalhes

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Agosto de 2022 às 18h10

Link copiado!

ESO
ESO

Uma colisão entre duas galáxias iniciada há um bilhão de anos foi fotografada pelo Very Large Telescope (VLT) do ESO. Além da dança cósmica, o observatório também registrou os núcleos onde se encontram os buracos negros supermassivos de cada uma dessas galáxias. Os objetos devem se fundir em um único buraco negro colossal.

A galáxia NGC 7727 é um objeto gigante, fruto da fusão entre duas galáxias antigas. Os buracos negros foram descobertos em 2021 e anunciados como a dupla de buracos negros mais próxima da Terra. Eles estão separados por apenas 1.600 anos-luz anos-luz e ficam a 89 milhões de anos-luz de distância da Via Láctea.

Galáxias como estas, em processo de fusão, “dançam” em torno uma da outra (ou melhor, em torno de um centro gravitacional em comum) e mudam drasticamente de forma. Devido ao fenômeno de forças de marés, uma consequência direta da gravidade de objetos massivos, elas ganham “caudas” formadas por rios de estrelas, gás e poeira.

Continua após a publicidade

Essa imagem impressionante, obtida com o instrumento FORS2 (FOcal Reducer and low dispersion Spectrograph 2) montado no VLT, revela muitos detalhes da fusão. Ela já foi observada com outros telescópios, mas aqui vemos a complexa relação gravitacional da matéria que forma o corpo principal das galáxias e as caudas ao seu redor.

No centro da imagem podemos encontrar dois pontos brilhantes semelhantes a estrelas. Pelo menos um deles é, provavelmente, o antigo núcleo de uma dessas duas galáxias espirais. Cada um deles tem um buraco negro supermassivo, e eles devem se fundir dentro de 250 milhões de anos. Se isso acontecer, a massa do novo objeto será mais ou menos a soma dos dois buracos negros — 54 e 6,3 milhões de massas solares.

Também há 23 objetos candidatos a aglomerados globulares jovens formados na colisão. O destino mais provável para a NGC 7727 é se tornar uma galáxia elíptica com pouca formação de novas estrelas.

Continua após a publicidade

Fonte: ESO