Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da NASA fazem spacewalk para atualizar módulo europeu da ISS

Por| 27 de Janeiro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quarta-feira (27), os astronautas Mike Hopkins e Victor Glover realizaram uma demorada caminhada espacial, com quase sete horas de duração, do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante o procedimento, os dois astronautas da NASA realizaram tarefas de atualização dos sistemas da ISS, além da instalação de um conector de transmissão de dados em alta velocidade no módulo europeu Columbus.

Guiados pelo astronauta dinamarquês Andreas Morgensen, que estava no Centro de Controle em Houston junto dos demais controladores da missão, eles flutuaram para fora do laboratório Columbus, um dos três que compõem a estação: “essa é uma bela visão”, comentou Mike Hopkins, comandante da missão Expedição 64, enquanto a estação seguia a 420 km de altitude acima do Cazaquistão.

Continua após a publicidade

Eles instalaram a antena de banda Ka no lado externo do módulo do segmento europeu do laboratório, para permitir comunicação de banda-larga de alta velocidade com as estações europeias em solo. No começo, tiveram um pouco de dificuldade para ajustar os cintos que seguram a antena, que tem formato quadrado e é do tamanho de um pequeno refrigerador; depois que o equipamento pareceu estar seguro, o controle da missão declarou o sucesso do procedimento.

A plataforma Bartolomeo, transportada pela SpaceX no ano passado e instalada com o braço robótico da estação, está parcialmente operacional em uma configuração segura; eles conseguiram conectar quatro dos seis cabos à plataforma, e os outros dois que faltaram serão conectados em um próximo spacewalk. Ainda, Hopkins e Glover removeram um par de suportes de fixação de uma estrutura na porta mais distante para deixá-la preparada para futuras atualizações do sistema. Glover até tentou substituir um possível pino que podia estar quebrado na trava de ar da área interna da estação, mas as equipes em solo acabaram determinando que a substituição não seria necessária.

Agora, os dois já têm uma nova caminhada espacial na agenda para a próxima segunda-feira (1º), quando realizarão mais algumas tarefas. Entre elas, está a instalação de um adaptador de bateria de íons de lítio, que irá enfim finalizar a substituição de baterias iniciada em 2017. Depois, eles deverão remover mais um par de suportes do mesmo segmento, substituir uma câmera externa, instalar uma nova câmera de alta definição no laboratório, entre outras atividades.

Continua após a publicidade

Ambos astronautas da NASA, Mike Hopkins e Victor Glover estão a bordo da ISS desde novembro de 2020, quando chegaram ao laboratório orbital junto de Shannon Walker e Soichi Noguchi para somar forças com a tripulação da Expedição 64. Com as atividades de hoje, o comandante fez sua terceira caminhada espacial, chegando ao total de 19 horas e 54 minutos no espaço. Já Victor Glover, piloto da missão Crew-1, teve a sua primeira experiência, que durou 6 horas e 56 minutos.

Hoje, as tripulações a bordo da ISS já totalizam 223 caminhadas espaciais para a manutenção e substituição de equipamentos e componentes diversos, e os astronautas já passaram 61 dias trabalhando no lado de fora da estação.

Abaixo, você confere a transmissão completa do spacewalk de hoje:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA