Uma porta alienígena? Rover Curiosity registra intrigante formação em Marte

Uma porta alienígena? Rover Curiosity registra intrigante formação em Marte

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 12 de Maio de 2022 às 12h30
NASA/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T

Uma das novas imagens do rover Curiosity revela uma estrutura, no mínimo, intrigante na paisagem de Marte: uma formação semelhante a uma porta, perfeitamente esculpida em uma parede de pedra. Enquanto alguns supõem se tratar de uma “entrada secreta” para uma instalação alienígena, outros apresentam possíveis explicações geológicas para sua origem.

Em formato aparentemente retangular, a entrada na paisagem rochosa de Marte oferece uma boa ideia para um filme de ficção científica, pois levanta muitos questionamentos. Seria uma passagem para o centro do planeta ou um pequeno refúgio para os seres marcianos até então escondidos de nós?

Imagem bruta da intrigante formação registrada pelo rover Curiosity (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Enquanto isso, algumas pessoas tentam explicar de maneira racional o que poderia ser tal estrutura. A formação pode não passar de uma fratura de cisalhamento formada por algum tipo de tensão na rocha. Talvez, impulsionada por algum abalo sísmico no planeta.

No início deste mês, a sonda InSight, da NASA, registrou o maior martemoto (equivalente aos terremotos da Terra) já detectado em Marte, cuja magnitude foi estimada em 5. No entanto, as equipes da agência ainda estão investigando a origem e o local exato do recente abalo sísmico.

A “porta marciana” está localizada na região de Greenheugh Pediment, uma larga camada de rochas que fica no topo de uma colina. As imagens foram registradas no dia 7 de maio pela câmera Mastcam a bordo do Curiosity. Embora pareça uma porta em tamanho normal (para nós), a estrutura deve ter alguns centímetros de altura.

Imagem colorida após processamento. A "porta marciana" aparece na parte superior da imagem, quase no centro dela (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T)

Não é a primeira vez que uma estrutura fora da Terra nos leva a especular a existência de alienígenas. Em novembro passado, o rover Chinês Yutu-2 observou um objeto parecido com cubo na superfície lunar, mas depois os cientistas confirmaram ser uma rocha que, vista de longe, parecia ter um formato quadrado.

Portanto, é mais provável que uma explicação parecida seja dada a “porta marciana”, reforçando que nem tudo é o que parece ser — e apenas uma investigação detalhada confirmará sua origem.

Fonte: NASA, Via ScienceAlert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.