Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fim do mistério? "Cubo" no lado afastado da Lua provavelmente é apenas uma rocha

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Dezembro de 2021 às 18h07

Link copiado!

CNSA/Our Space
CNSA/Our Space

A estranha estrutura presente em uma imagem do lado afastado da Lua provavelmente é uma simples rocha que pareceu ser um cubo devido à baixa resolução da imagem. Ao menos é o que disse Philip Stooke, professor na University of Western Ontario, sobre uma foto feita no mês passado pelo rover chinês Yutu-2, que agora se desloca até o objeto para estudá-lo melhor.

A foto foi feita enquanto o rover explorava a cratera Von Kárman, e mostrou a estrutura misteriosa a aproximadamente 80 m de distância de onde o rover estava. Na ocasião, a imagem foi divulgada pelo Our Space, canal de divulgação científica afiliado à China National Space Administration (CNSA). A publicação descrevia, em tom de brincadeira, uma “cabana misteriosa”, indagando também se seria “uma casa construída por alienígenas após cair na Lua”.

Continua após a publicidade

Para o professor, a estrutura na foto não passa de uma rocha na beira de uma cratera — ou seja, algo sem relação alguma com seres extraterrestres. “A mídia chinesa fica muito ansiosa para encontrar todo tipo de coisa estranha na Lua”, explicou ele. Stooke observou que, por isso, é comum ver publicações do país mostrando ar sensacionalista, mencionando possíveis instalações de seres de outros mundos, metais de valor inestimável e até substâncias desconhecidas.

Recentemente, ocorreu um episódio envolvendo exatamente algo do tipo: em 2019, o país anunciou que o rover Yutu-2 havia encontrado uma substância colorida, parecida com um gel, também no lado afastado da Lua. Foi somente no ano passado que um artigo foi publicado esclarecendo que a substância era, na verdade, feita de rocha.

Stooke relembrou este ocorrido e não se surpreendeu com as especulações sobre a (pouco provável) relação com vida alienígena que esta imagem rendeu, mas ressaltou as expectativas sobre o que o rover Yutu-2 pode descobrir quando alcançá-la. “Cientificamente falando, a rocha pode ser interessante, e espero que ela, ou outras por perto, sejam estudadas detalhadamente quando eles a alcançarem em 2022”. Mas já adiantou: “a rocha não vai se parecer com uma cabana”.

Fonte: Space.com