Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tipo de meteorito que trouxe água para a Terra pode ter sido descoberto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2023 às 10h09

Link copiado!

NASA
NASA

A quantidade de água extremamente baixa em meteoritos existentes desde a formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos, sugere que talvez eles não sejam a fonte principal de água do nosso planeta. A descoberta é resultado de um estudo liderado por Megan Newcombe, professora da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e pode trazer implicações significativas para a busca de água e vida em outros mundos.

Ela explica que a equipe queria entender como a Terra conseguiu tanta água, já que não está claro para os cientistas como um planeta relativamente pequeno e próximo do Sol como o nosso adquiriu água líquida e oceanos na superfície. Para isso, eles analisaram amostras de sete meteoritos derretidos que caíram na Terra há bilhões de anos, vindos de pelo menos cinco planetesimais (fragmentos rochosos que colidiram para formar planetas); parte deles veio do Sistema Solar interno, e o restante, do externo.

Os meteoritos caíram na Terra recentemente, e o experimento foi o primeiro já realizado para medir os compostos voláteis deles. Liam Peterson, graduando da universidade, usou um dispositivo para medir os níveis de magnésio, ferro, cálcio e silício neles; depois, ele e outros cientistas mediram a quantidade de água no material. Eles realizaram ainda diferentes procedimentos para reduzir a contaminação.

Continua após a publicidade

Apesar de os cientistas considerarem que a água veio do Sistema Solar externo, ainda faltava descobror o tipo de objeto que a trouxe para nosso planeta. Assim, após as análises, os pesquisadores concluíram que a água estava presente em menos de dois milionésimos da massa deles; em meio às amostras, os meteoritos do tipo condrito carbonáceo tinham até 20% de água em proporção ao peso, ou 100 mil vezes mais que as rochas espaciais estudadas por Newcombe.

Isso significa que o aquecimento e derretimento dos planetesimais levou a uma perda quase total de água independentemente de onde vieram e quanta água tinham inicialmente. Além disso, ao contrário do que se costuma acreditar, não são todos os objetos do Sistema Solar externo que são ricos em água; portanto, a água deve ter vindo para a Terra por meio dos meteoritos do tipo condrito, que não sofreram o derretimento.

“Já sabíamos que grande parte dos objetos do Sistema Solar foi diferenciada, mas isso meio que foi considerado a partir de implicações porque, se eram do Sistema Solar externo, eles tinham que ter bastante água”, disse a coautora Sune Nielsen. “Nosso artigo mostra que, definitivamente, este não é o caso. Assim que os meteoritos derretem, não sobra água”, finalizou.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Fonte: Nature; Via: UMD