Parece que já existia água no Sistema Solar antes da formação da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Fevereiro de 2022 às 09h20

_Tempus_/Envato

Os isótopos de água presentes em um meteorito, cuja idade remete à da formação do Sistema Solar, correspondem aos isótopos da água encontrada na Terra hoje. A descoberta é de um estudo liderado por Jérôme Aléon, geoquímico do French National Museum of Natural History, e pode sugerir que a água presente no nosso planeta já estivesse em nosso sistema antes de a Terra ser formada.

As estrelas são formadas a partir de nuvens de gás e poeira, que colapsam sobre sua própria estrutura. Enquanto isso, o material da nuvem é achatado em um disco, que alimenta a estrela. Quando ela encerra seu crescimento, o material que sobrou forma outros objetos do novo sistema, como planetas, asteroides e cometas. Por isso, alguns tipos de meteoritos são praticamente “cápsulas do tempo” para a formação do Sistema Solar.

Pois bem, o meteorito analisado no estudo é o Efremovka, encontrado no Cazaquistão em 1962. Esta rocha espacial tem elementos com idade aproximada de 4,7 bilhões de anos, e uma amostra dela foi analisada com uma nova técnica. Para medir a água presente nele, os autores do estudo dispararam um feixe de íons como uma forma de identificar todos os minerais presentes na amostra, comparando-os com materiais de referência da Terra.

Estes materiais tinham ampla presença de água, e os autores examinaram a proporção dos isótopos de hidrogênio presentes no meteorito. Como o hidrogênio é um dos componentes da água, a proporção dos isótopos popularmente conhecidos como “hidrogênio leve” e “pesado” podem indicar a quantidade de água à qual a rocha foi exposta. No caso do Efremovka, os minerais e proporções mostraram que, nos primeiros 200 mil anos da história do Sistema Solar, havia duas grandes reservas de gás.

Uma dessas reservas tinha o gás que deu origem à matéria do nosso sistema, enquanto a outra era rica em água. Provavelmente, essa água veio do fluxo de material interestelar intenso que caiu no Sistema Solar interno, durante o processo de colapso — e, curiosamente, ela é bem parecida com a água da Terra em relação à composição isotópica.

Em outras palavras, isso sugere que já havia água no Sistema Solar primordial desde sua formação e muito antes de a Terra ser formada. Assim, os autores concluem que a composição isotópica observada foi alcançada nos primeiros 100 mil anos do Sistema Solar e, ao invés de ter sido produzida em um disco protoplanetário mais evoluído, eles sugerem que ela veio do fluxo de matéria interestelar.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Fonte: Nature Astronomy; Via: Science Alert