Telescópio James Webb chega ao seu destino a 1,5 milhão de km da Terra
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O telescópio espacial James Webb já chegou ao seu destino final, a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Lançado no dia 25 de dezembro de 2021, o observatório precisou de 30 dias de viagem até chegar ao Ponto de Lagrange 2 (L2), uma região de estabilidade gravitacional que orbitará ao longo de sua missão.
- Telescópio espacial James Webb: saiba tudo sobre o maior observatório da NASA
- Por que o James Webb não levou uma câmera para filmá-lo no espaço?
Após se aproximar do L2, foi às 16h, no horário de Brasília, que o Webb acionou seus propulsores por cerca de cinco minutos para realizar sua última correção de meio-curso. Com o procedimento, o telescópio foi inserido em direção à sua órbita final ao redor da região.
“Bem vindo ao seu lar, Webb!”, comemorou Bill Nelson, administrador da NASA. “Estamos um passo mais próximos de revelar os mistérios do universo”, disse, em um comunicado da NASA.
Agora que chegou à sua "estação de trabalho", o telescópio começará a se esfriar e ativar seus quatro instrumentos científicos — ainda deverá levar cerca de um mês até o resfriamento e estabilidade térmica serem concluídos. Em sua órbita, o Webb conseguirá uma ampla visão do universo a qualquer momento, conseguindo também manter seus instrumentos ópticos e científicos a temperaturas baixas o suficiente para operarem corretamente.
Ao longo da viagem, o Webb utilizou o mínimo possível de propelente para realizar correções de curso, como uma forma de deixar o composto restante para as operações ao longo de sua missão. Inicialmente, considerava-se que o telescópio poderia operar por até 10 anos no espaço, em função da quantidade limitada de propelente a bordo; contudo, após o lançamento, a equipe da missão espera mais de 10 anos de missão.
O observatório já implantou os segmentos de seu espelho primário e secundário e, para os próximos passos, os engenheiros da missão darão início a um processo de altíssima complexidade, no qual vão trabalhar na calibração e alinhamento perfeito dos instrumentos científicos e sistemas ópticos do Webb. De acordo com a NASA, o procedimento deverá durar três meses, aproximadamente.