Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superlua azul: veja online o 2º fenômeno lunar do mês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Agosto de 2023 às 11h06

Link copiado!

Kym MacKinnon/Unsplash
Kym MacKinnon/Unsplash

Uma superlua, que também pode ser considerada uma Lua Azul, acontece nesta quarta-feira (30). O fenômeno vai ser visível em todo o país, mas, caso as condições meteorológicas não estejam adequadas na sua região, você pode acompanhá-lo online.

O nome Lua Azul não sugere que vai acontecer uma mudança na cor do nosso satélite natural, e também não é um termo científico. Na verdade, trata-se apenas de um apelido usado para descrever a terceira fase lunar cheia em uma estação com quatro delas. Além disso, o nome também pode se referir à segunda Lua cheia em um único mês, como é o caso desta — a primeira ocorreu no início de agosto.

O evento fica ainda mais especial porque nosso satélite natural vai estar na fase cheia no perigeu, ou seja, no ponto em sua órbita que tem aproximação máxima da Terra. Por isso, ela pode ser considerada uma superlua, que é outra expressão popular usada quando a Lua cheia ocorre estando mais perto do nosso planeta.

Continua após a publicidade

Durante esta superlua azul, nosso satélite natural vai estar a 357.181 quilômetros de nós, sendo que a distância média entre ambas é de 384.400 km. Algumas estimativas indicam que a superlua pode parecer até 15% maior e 30% mais brilhante em comparação com a Lua cheia na distância máxima da Terra.

As superluas costumam ocorrer de duas a cinco vezes por ano. Já a combinação da superlua com a lua azul é mais rara: segundo informações da NASA, as superluas azuis costumam ocorrer em intervalos de 10 a 20 anos. A próxima vai acontecer somente em 2037.

Como ver a superlua azul online

Continua após a publicidade

A Lua vai estar visível a partir das 18h no horário de Brasília, mas chega à fase cheia somente às 22h35. Caso você não consiga observá-la, uma alternativa é acompanhar a transmissão dos membros do projeto Virtual Telescope, no YouTube.

A live está programada para começar às 00h30 no horário de Brasília, ou seja, no início da madrugada de quinta-feira (31).

Fonte: NASA, Observatório Nacional