Publicidade

Superlua azul: confira as melhores fotos tiradas nesta segunda (19)

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
thomas brenac/Unsplash
thomas brenac/Unsplash

A primeira superlua de 2024 aconteceu na noite desta segunda (19), sendo considerada também uma Lua azul. Nosso satélite natural chegou à fase cheia às 15h26 no horário de Brasília e proporcionou uma visão encantadora para observadores em diversos lugares do mundo, que tiraram belas fotos do fenômeno. 

O nome “superlua” não é uma expressão científica, mas sim um termo cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Basicamente, a expressão é usada quando a Lua chega na fase cheia ou nova enquanto está a até 90% da aproximação máxima com a Terra.

Por isso, as superluas parecem ser até 30% mais brilhantes e 14% maiores que o comum. A diferença pode parecer significativa, mas é tão discreta que você dificilmente vai percebê-la a olho nu.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta superlua foi a primeira de quatro que ainda vão acontecer neste ano. As outras superluas de 2024 acontecem em 17 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro — aliás, a de outubro vai ser aquela em que a Lua vai estar mais próxima da Terra.

Também é possível dizer que houve uma Lua azul nesta segunda (19), mas, calma, o nome não significa que a cor do nosso satélite natural mudou. Na verdade, a “Lua azul” é um nome usado para descrever a terceira fase cheia em uma estação astronômica com quatro delas.

O termo também pode ser usado para se referir à segunda Lua cheia em um único mês do calendário, que foi o que aconteceu nesta semana.  

Fotos da superlua azul

Abaixo, você confere algumas imagens incríveis da superlua azul:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade