Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sucesso! Missão árabe Hope Mars já está na órbita de Marte

Por| 09 de Fevereiro de 2021 às 14h20

Link copiado!

MBRSC - UAE
MBRSC - UAE

Os Emirados Árabes Unidos acabam de fazer história: nesta terça-feira (9), a sonda Hope Mars realizou com sucesso a inserção orbital em Marte, de modo que o país acaba de se tornar o quinto a lançar uma missão para estudar o Planeta Vermelho. Agora, a sonda deverá passar dois anos na órbita do planeta para realizar estudos climáticos e um mapeamento global de Marte.

Lançada em julho do ano passado, a missão viajou mais de 400 milhões de quilômetros até chegar ao Planeta Vermelho. De acordo com os engenheiros da missão, a sonda realizou a complexa manobra da inserção orbital pontualmente às 12h30, no horário de Brasília. Foi necessário que os seis propulsores da sonda fossem ativados por 27 minutos para reduzir sua velocidade de 120 mil km/h para 18 mil km/h. O procedimento era necessário para que a gravidade de Marte a capturasse a ponto de a sonda entrar na órbita do planeta.

Continua após a publicidade

Passaram-se longos minutos de tensão enquanto não havia confirmação do resultado da manobra. Como a comunicação foi feita com a rede Deep Space Network, por meio da antena receptora de Madri, havia um atraso de 22 minutos para o envio e recebimento de sinais; então, como não era possível controlar o procedimento ao vivo, a sonda estava programada para realizar tudo de forma autônoma. Felizmente, tudo correu bem nessa etapa tão crítica e o sucesso da inserção orbital foi confirmado às 13h14.

Em maio, a equipe da missão planeja realocar a nave em outra órbita para que ela voe em torno de Marte a cada 55 horas. Com isso, os cientistas vão obter dados para estudar os fenômenos atmosféricos que ocorrem por lá com os três instrumentos científicos que equipam a sonda. Eles irão observar como átomos de hidrogênio e oxigênio foram para o espaço, além de analisar o clima na superfície marciana e as camadas atmosféricas. Por fim, a sonda também irá produzir imagens de alta resolução do planeta a cada nove dias.

A Hope Mars foi a primeira missão de mais duas que irão chegar ainda neste mês ao Planeta Vermelho: nesta quarta-feira (10) será a vez da missão Tianwen-1, da China, que irá realizar uma manobra orbital semelhante e também deverá pousar um módulo estacionário com um rover em Utopia Planitia, uma grande bacia de impacto. Já no dia 18 de fevereiro, a missão Mars 2020, da NASA, chegará com o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge,BBC, Space.com