Publicidade

Startup sul-coreana Innospace remarca data para lançar foguete em Alcântara

Por  | 

Compartilhe:
Joédson Alves/Agência Brasil
Joédson Alves/Agência Brasil

O primeiro lançamento comercial do HANBIT-Nano, foguete da sul-coreana Innospace, foi adiado. Antes, o previsto era que o voo fosse ocorrer em julho, mas a empresa anunciou em comunicado publicado na terça-feira (27) que o voo lançamento ficou para o segundo semestre do ano. A missão vai acontecer nas instalações do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. 

Segundo a Innospace, a mudança se deve à detecção de questões técnicas na bomba elétrica e no sistema de propulsão híbrida do primeiro estágio do veículo. As ocorrências foram identificadas durante a preparação para o teste de qualificação do estágio, e não estavam evidentes nos testes de desempenho conduzidos antes. 

“No entanto, determinamos que as questões técnicas identificadas durante os testes recentes podem afetar potencialmente o desempenho do veículo lançador e o sucesso geral da missão. Abordá-las com antecedência é uma medida preventiva que acreditamos ser necessária para cumprir nossa responsabilidade com os clientes”, declarou Soojong Kim, CEO da Innospace. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além de ser uma etapa obrigatória para a autorização do lançamento, o teste de qualificação do estágio é de grande importância para a verificação da segurança e da capacidade da missão do veículo lançador. Trata-se da última etapa de testes em solo antes do lançamento e, nesta fase, são simuladas as condições reais do lançamento enquanto o veículo se mantém fixo

Em comunicado, a Agência Espacial Brasileira (AEB) informou que “é necessário um tempo adicional para abordar os riscos identificados e concluir inspeções adicionais, assegurando um lançamento estável”. Com a mudança do cronograma, os testes devem começar em junho e, quando forem concluídos, vai ocorrer a análise de aprovação. Já o cronograma revisado do lançamento vai ser finalizado quando as inspeções técnicas e o teste de qualificação estiverem feitos. 

Fundada em 2017, a Innospace tem uma subsidiária integral em São José dos Campos (SP) e trabalha com a fabricação de pequenos lançadores de satélites e serviços de engenharia espacial. As operações de lançamento em Alcântara são gerenciadas pela Innospace Brasil. Já a base de Alcântara tem tecnologia de ponta e localização privilegiada para lançamentos espaciais, além de condições meteorológicas favoráveis.  

Leia também:

Missão Astrolábio é lançada em Alcântara e coloca BR no mercado aeroespacial

Base de Alcântara fecha acordo com 9 empresas para lançamentos no Brasil

Vídeo: Qual a melhor configuração para Fotografar a Lua com Smartphone? Guia completo com nosso fotógrafo

Continua após a publicidade

Fonte: AEB

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*