Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Astrolábio é lançada em Alcântara e coloca BR no mercado aeroespacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Março de 2023 às 18h49

Link copiado!

Agência Espacial Brasileira/YouTube
Agência Espacial Brasileira/YouTube

O foguete HANBIT-TLV, da Coreia do Sul, foi lançado neste domingo (19) no Espaçoporto de Alcântara, no Maranhão, após uma série de adiamentos. O lançamento faz parte da Operação Astrolábio, que testou o voo do motor sul-coreano, o sistema de propulsão híbrida usado no veículo e o Sistema de Navegação Inercial Brasileiro (SISNAV), inaugurando a entrada da base de lançamentos brasileira no mercado internacional de transporte espacial.

Originalmente, a missão seria lançada em dezembro, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) precisou adiá-la em função de condições meteorológicas desfavoráveis. Ainda naquele mês, uma válvula e falhas técnicas no sistema de acionamento do motor forçaram a FAB e a INNOSPACE a planejar uma nova data para o lançamento.

Agora, a missão levou ao espaço o HANBIT-TLV, um foguete de testes projetado pela INNOSPACE. Ele tem 16,3 metros de altura e conta com um sistema de alimentação por bomba elétrica e propulsão híbrida, à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. A vantagem da tecnologia é a estabilidade química, fabricação mais rápida e menor impacto ambiental.

Continua após a publicidade

A bordo do foguete, estava a carga útil SISNAV. Trata-se de um sistema inercial desenvolvido por militares e civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que enviará dados de navegação para análise na Terra. Após o lançamento, a equipe quer verificar como o sistema se sai com a vibração do lançamento, choque e alta temperatura — a ideia é que, futuramente, o SISNAV integre o Veículo Lançador de Microssatélites, projeto do programa espacial brasileiro.

Esta missão é resultado de uma parceria entre a INNOSPACE e o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda, ela representa a primeira operação privada de transporte espacial já realizada em solo brasileiro.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Espacial Brasileira