Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete em operação de treinamento

Por| Editado por Rafael Rigues | 08 de Junho de 2022 às 16h45

Link copiado!

CLA
CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou um Foguete de Treinamento Básico (FTB) no dia 1º de junho. A atividade foi parte da Operação Falcão I/2022 e serviu para validar todos os meios operacionais e logísticos do Centro para futuros lançamentos oficiais a partir dele.

O lançamento aconteceu por volta das 17h35 da quarta-feira passada. O FTB alcançou uma altitude máxima de 30 km durante um voo que durou quase 3 minutos, e caiu no mar a cerca a 16,7 km de distância da plataforma de lançamentos do CLA. Dados coletados por instrumentos a bordo do FTB indicam que o foguete seguiu a trajetória planejada.

A Operação Falcão I/2022 faz parte do programa de manutenção operacional dos profissionais do CLA, tanto na preparação de cargas úteis e integração de foguetes, bem como no lançamento e rastreio deles.

Continua após a publicidade

O Coordenador de Segmento Solo da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Eduardo de Oliveira, explicou que o lançamento de treinamento serve para manter as equipes técnicas focadas nas atividades que serão necessárias quando as operações com parceiros começarem.

Entre estas operações, estão incluídas as atividades com os veículos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e das nove empresas privadas licenciadas pela AEB em abril do ano passado para lançamentos a partir do centro.

O diretor da CLA, Coronel Engenheiro Benitez, ressaltou que as atividades de manutenção operacional são fundamentais para o sucesso de operações maiores e mais complexas. “Tais como as que serão realizadas no segundo semestre deste ano”, acrescentou Benitez.