Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup Astra faz primeiro lançamento após foguete falhar com cargas úteis

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Março de 2022 às 16h47

Link copiado!

Astra/NASASpaceflight.com
Astra/NASASpaceflight.com

A startup Astra lançou a missão Astra-1, levando cargas úteis variadas à órbita terrestre na terça-feira (15). O lançamento representou uma grande conquista para a empresa, que havia levado ao espaço cargas úteis de clientes pela primeira vez em novembro do ano passado e, desde então, ainda não havia conseguido repetir o feito.

A missão Astra-1 foi lançada do Espaçoporto de Kodiak, no Alasca, com um veículo Rocket 3.3 às 13h22, no horário de Brasília. O lançamento e a ascensão do foguete pareceram correr conforme o esperado, e as cargas úteis se separaram da carenagem após os motores do primeiro estágio serem desativados. Em uma tentativa de lançamento em dezembro, uma falha no sistema de separação das cargas úteis não permitiu a separação.

Continua após a publicidade

Cerca de oito minutos e 35 segundos depois do lançamento, os motores do segundo estágio do foguete foram desativados. A separação das cargas úteis estava programada para acontecer 10 segundos depois. Apesar de não haver confirmação imediata da separação, a Astra confirmou que tudo correu bem, e que as cargas úteis estavam se comunicando com estações em solo.

Chris Kemp, diretor executivo da Astra, afirmou durante a transmissão da missão que o voo foi nominal. “Pudemos entregar precisamente [as cargas úteis] à órbita desejada e inclinação com velocidade orbital”, disse. Segundo a empresa, o veículo deveria deixar as cargas em uma órbita heliossíncrona, com altitude de 525 km.

O lançamento levou cargas úteis de três clientes. Entre elas, estava a EyeStar-S4, desenvolvida pela NearSpace Launch para se manter presa ao segundo estágio do foguete para testar a comunicação entre satélites. Já a outra era o OreSato, um cubesat desenvolvido por alunos da Portland State Aerospace Society. Não há detalhes sobre a carga do terceiro cliente.

Continua após a publicidade

Segundo Kemp, as próximas missões planejadas pela Astra devem ser lançadas da Flórida, levando cubesats para a constelação Time-Resolved Observations of Precipitation and storrm Intensity with a Constellation of Smallsats (TROPICS), missão da NASA. Os lançamentos devem acontecer durante a primavera do hemisfério norte.

Fonte: Via: Tech Crunch, Space News