Starship | SpaceX publica foto de nuvem formada durante teste de protótipo
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A SpaceX já está se preparando para o próximo teste de voo do foguete Starship. Para isso, a empresa testou os motores do protótipo Ship 25, o estágio superior que vai ser usado na missão seguinte.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- SpaceX posta vídeo com imagens inéditas do Starship em seu 1º voo
Durante o teste, as bombas do motor sofreram um resfriamento e giros semelhantes àqueles que aconteceriam em durante um voo, e pararam um pouco antes da ignição acontecer. “Como resultado do teste, o oxigênio criogênio líquido formou uma nuvem sob a nave”, explicaram, em um tuíte.
O procedimento foi necessário para os engenheiros verificarem o estado de sistemas essenciais do protótipo antes do teste de ignição estática. Neste procedimento, os motores do veículo são acionados, mas ele permanece no chão.
Em abril, a empresa lançou pela primeira vez o protótipo da nave e propulsor Super Heavy instalados juntos. O teste durou menos de cinco minutos: como os estágios não se separaram conforme o planejado, a SpaceX acionou o sistema de autodestruição do propulsor, que explodiu sobre o Golfo do México.
Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, havia observado várias vezes que o sucesso não era garantido. “A carga útil para essa missão é a informação: a informação que vai nos permitir melhorar o design dos futuros Starship”, afirmou ele.
Para o próximo voo, a empresa deve usar os protótipos Ship 25 e Booster 9, do Starship e Super Heavy, respectivamente. A futura missão deve ter objetivos semelhantes aos da anterior, e a data para o lançamento ainda não foi definida.