Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship: saiba como ver online o 2º teste de voo do foguete da SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2023 às 10h43

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A SpaceX recebeu a aguardada autorização para lançar seu foguete Starship outra vez. Na quarta-feira (15), a agência reguladora Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou que concedeu a licença necessária para o segundo teste de voo do veículo, que vai acontecer no sábado (18) em Boca Chica, no Texas. Antes, o lançamento estava programado para sexta-feira (17).

Segundo um comunicado da agência, “a FAA determinou que a SpaceX cumpriu todos os requisitos de responsabilidade de segurança, ambiental, política e financeira”. Agora que tem a licença, a SpaceX optou por realizar o lançamento no sábado para substituir um atuador de aleta de grade. O componente é uma estrutura de ferro que vai ajudar o propulsor Super Heavy a voltar para a Terra.

O novo teste de voo vai ter objetivos parecidos com aqueles do primeiro, realizado em abril. Se tudo correr conforme o planejado, os protótipos do Super Heavy e da espaçonave Starship vão ser lançados juntos, como um só sistema. O objetivo é que o Super Heavy pouse no Golfo do México, e o Starship, perto do Havaí.

Continua após a publicidade

A FAA passou alguns meses analisando os resultados do teste de voo feito em abril, que acabou com a destruição do Starship poucos minutos após seu lançamento. A explosão do foguete causou diferentes danos, como a abertura de uma cratera sobre a estrutura do lançamento.

Desde então, a a agência fez análises de segurança e ambientais para somente depois conceder a licença para o novo lançamento. A SpaceX, por sua vez, aplicou mudanças com base nas lições aprendidas no primeiro teste, como um novo método de separação dos estágios.

Considerado o maior e mais potente foguete já criado, o Starship é um sistema de lançamentos com mais de 120 metros de altura. Uma versão do veículo vai ser usada pela NASA na missão Artemis III, que vai levar novos humanos à superfície da Lua. Futuramente, a SpaceX quer levar o foguete para destinos ainda mais distantes, como Marte.

Continua após a publicidade

Como ver online o lançamento do foguete Starship

O novo teste de voo do Starship está programado para acontecer no sábado (18) em uma janela de 20 minutos que se abre às 10h no horário de Brasília.

A SpaceX vai iniciar a transmissão a missão a partir das 9h30, e você pode conferi-la no site da empresa ou no X, o antigo Twitter.

Fonte: Reuters