Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship: novo relatório detalha danos ambientais após teste de voo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Agosto de 2023 às 16h05

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A explosão do foguete Starship, ocorrida após o teste de voo com protótipos, causou destruição vasta no ambiente local. É o que mostra um relatório de oficiais da agência federal Fish and Wildlife Service, dedicada ao controle da pesca e vida selvagem, que visitaram o local pouco após o lançamento da SpaceX.

O teste de voo aconteceu em abril. Naquele dia, os protótipos do booster Super Heavy e do foguete Starship foram lançados juntos e deveriam se separar cerca de três minutos após o lançamento. Contudo, isso não aconteceu: o propulsor se rompeu no ar cerca de cinco minutos após o início da missão, marcando o fim do teste de voo.

Continua após a publicidade

Segundo os oficiais da agência, havia pedaços de concreto a até 800 metros da plataforma de lançamento e crateras com 30 cm de profundidade. O relatório descreve uma área de mais de 16 mil m² queimada em um parque próximo, além de um grupo de caranguejos terrestres e ovos de codorna também incinerados após a explosão.

Parte dos danos parece ter relação com algumas decisões tomadas pela SpaceX. A empresa optou por não usar recursos para a supressão de chamas, como um desviador ou uma trincheira, que são padrões na indústria usados para redirecionar a energia para longe do foguete. Sem estas tecnologias, o Starship deixou um buraco no solo e destruiu a plataforma usada no lançamento.

A SpaceX planeja um novo teste de voo com os protótipos do Starship. Para isso, a empresa enviou o relatório final do primeiro teste à Administração Federal de Aviação (FAA), a agência que regula voos nos Estados Unidos. Após a análise do documento, a FAA vai indicar ações corretivas que a SpaceX deve aplicar antes de lançar seu foguete novamente.

Fonte: Bloomberg