Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teste de voo tripulado da nave Starliner pode acontecer em abril

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 11h18

Link copiado!

Boeing
Boeing

A NASA e a Boeing planejam lançar o primeiro teste de voo tripulado da nave Starliner, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), em abril. O cronograma foi revelado durante uma conferência realizada na sexta-feira (18), mas depende de alguns critérios para ser colocado em prática.

Segundo Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew, da NASA, há duas naves que ainda devem ser acopladas à estação antes da chegada da Starliner. Se não houver problemas ou mudanças nas datas delas, a equipe da missão terá que se preocupar somente com os desafios relacionados a questões da Terra, como condições meteorológicas.

Continua após a publicidade

“Ainda temos um plano muito bom [para o lançamento] e vamos mantê-lo”, acrescentou Mark Nappi, gerente de programa na Boeing. “Estamos observando cinco áreas diferentes para avaliar nosso progresso e medirmos por nós mesmos”, explicou. As áreas em questão consistem em hardware, software, operação da missão e produtos de engenharia.

Originalmente, a Boeing esperava lançar a nave até o fim de 2022. Entretanto, a missão sofreu uma série de adiamentos devido à necessidade de a nave passar por alguns ajustes, de modo que o lançamento acabou programado para este ano. Quando for lançada, a Starliner levará a bordo os pilotos Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams, que vão testar os recursos do sistema da nave.

Stitch destacou que os tripulantes estão animados para a missão, e que estão passando por simulações e treinamentos enquanto se preparam para ela. Tudo dando certo no voo, a Starliner poderá finalmente iniciar o processo de certificação final para, assim, levar astronautas regularmente à ISS por meio do Commercial Crew Program.

Fonte: NASA (YouTube); Via: UPI