Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX vai "pescar" partes de foguetes que caem no mar após os lançamentos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Abril de 2021 às 13h20

Link copiado!

Reprodução/Elon Musk/Twitter
Reprodução/Elon Musk/Twitter
Tudo sobre SpaceX

Na indústria espacial, a SpaceX é líder quando o assunto é a redução de custos; afinal, a empresa não recupera somente os propulsores dos seus foguetes, mas também as carenagens que contêm as cargas úteis levadas durante os lançamentos. Até então, a empresa recuperava as carenagens com embarcações próprias, mas este método parece ter sido substituído pela “pesca” dos componentes no oceano.

O plano adotado inicialmente era deixar embarcações equipadas com redes apropriadas e já posicionadas no oceano, à espera da carenagem voltando para a Terra após liberar a carga útil. Essa é uma opção vantajosa, já que impede que o componente entre em contato com a água salgada do mar, que tem ação corrosiva na estrutura e, por isso, pode fazer com o que o componente precise de manutenção, o que aumenta os custos. Para isso, a SpaceX conta com as Ms. Tree e Ms. Chief, embarcações com redes personalizadas e sistemas computacionais para tentar fazer a captura.

Continua após a publicidade

O problema, contudo, é que elas não chegaram a uma taxa de 20% de sucesso nesses procedimentos — de 50 tentativas, somente 9 deram certo. Além disso, houve momentos em que até conseguiram prender os componentes, mas as redes rasgaram ou houve algum outro inconveniente que impediu o sucesso completo da recuperação — e, para completar, as embarcações também acabaram com alguns danos em suas estruturas.

Agora, um tuíte publicado por Elon Musk, CEO da SpaceX, mostra que a empresa começou a investir em um sistema de “pesca” das carenagens para reutilizá-las. Para isso, as embarcações foram vendidas e a empresa adquiriu o Shelia Bodelon, um veículo criado para a exploração submarina. Com mais de 70 m de extensão, essa embarcação já foi usada para recuperar duas carenagens de uma missão de lançamento de satélites Starlink. Ela se junta à frota dos veículos GO Searcher e GO Navigator, que são usados para recuperar as cápsulas Dragon e também já ajudaram a pescar carenagens.

Por outro lado, embora seja bem maior que seus antecessores, esse veículo pode servir, na verdade, como uma solução temporária. Além de ter sido projetado para outro objetivo, o Shelia Bodelon tem também grande parte de seu espaço ocupada por um veículo submarino autônomo, e pode comportar somente duas carenagens por vez. De qualquer forma, ainda irá demorar um pouco até as novas missões de recuperação de carenagens serem realizadas.

Continua após a publicidade

É que, devido ao lançamento da missão Crew-2, que deve ocorrer na próxima quinta-feira (22), os lançamentos de satélites Starlink estão temporariamente suspensos. Como haverá algum tempo até que seja necessário "buscar" uma carenagem que caiu no mar, é possível que a SpaceX leve a nova embarcação para outro lugar e, assim, adquira um novo veículo que seja maior e mais apropriado para a missão. Então, como ainda há mais lançamentos de satélites Starlink pela frente, ainda haverá vários componentes a serem recuperados, não importa o método adotado.

Fonte: Universe Today, SpaceX Fleet