NASA confirma: SpaceX vai lançar missão Crew-2 à ISS no final de abril

NASA confirma: SpaceX vai lançar missão Crew-2 à ISS no final de abril

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 02 de Março de 2021 às 13h10
Reprodução/SpaceX

Segundo informações dos oficiais da NASA, fornecidas durante uma conferência realizada nesta segunda-feira (1º), está tudo preparado para o lançamento da missão Crew-2, que será a segunda missão tripulada operacional feita entre a SpaceX e a NASA. É estimado que o lançamento ocorra a partir do dia 20 de abril com a nave Crew Dragon, que irá levar quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Pode haver alguma mudança curta no cronograma, porque, segundo Steve Stitch, gerente do Commercial Crew Program, o lançamento pode acontecer alguns dias antes ou depois para a “otimização das mecânicas orbitais e oportunidades de lançamento”, disse. É que a NASA está tentando encaixar o lançamento em uma janela que se abre durante abril, com o retorno da nave russa Soyuz MS-17, junto de uma breve restrição das atividades na ISS em maio, devido à incidência da luz solar.

Além disso, o cronograma também precisa acomodar de algum jeito o retorno da tripulação da Crew-1 com a Crew Dragon, que segue acoplada à estação, e a ideia é que a nave retorne para a Terra até 9 de maio para aproveitar as melhores condições de pouso. Felizmente, o problema ocorrido com o propulsor do foguete Falcon 9 recentemente não parece ter impactado os planos: “todos estão no ritmo e prontos para a data de lançamento de 20 de abril”, disse Benji Reed, diretor sênior de programas de voos espaciais tripulados na SpaceX.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Da esquerda para a direita, os tripulantes Megan McArthur, Shane Kimbrough, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet (Imagem: Reprodução/NASA)

A missão Crew-2 terá a tripulação composta pela piloto Megan e pelo comandante McArthur Shane Kimbrough, astronautas da NASA, junto de Akihiko Hoshide, astronauta da agência espacial japonesa JAXA, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), ambos servindo como especialistas de missão. O quarteto vai passar uma estadia de pouco mais de seis meses de duração a bordo da ISS, e a nave vai transportar também 200 kg de cargas, que vão dar suporte à ciência e tecnologia desenvolvidas no laboratório.

Kathy Lueders, administradora associada da diretoria de exploração humana e operações de missão na NASA, disse, em relação à inclusão dos astronautas da ESA e da JAXA, que este voo é um exemplo da parceria internacional realizada pela agência espacial: “esta missão mostra como continuamos avançando nos voos espaciais tripulados com o que fazemos todos os dias, e como isso nos leva a não apenas a grandes feitos na estação, como também nos programas de exploração espacial que estão avançando”. Essa será a terceira vez em que a cápsula Crew Dragon transporta astronautas, e a primeira em que é reutilizada.

A nave foi usada durante a missão Demo-2 no ano passado, que levou os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken para passar dois meses na ISS. Assim, a NASA e a SpaceX iniciaram um processo de manutenção que durou alguns meses, para deixá-la pronta para o próximo voo e substituir componentes necessários para garantir a segurança da tripulação. Reed comentou que algumas válvulas e partes do sistema de proteção térmica foram substituídos, além dos paraquedas, que sempre são trocados depois de cada voo: “é realmente o mesmo veículo, cuidadosamente inspecionado, preparado e renovado conforme a necessidade e pronto para voar”.

Fonte: SpaceNews, Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.