Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX vai lançar novos satélites de internet da concorrente OneWeb

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Março de 2022 às 14h12

Link copiado!

OneWeb
OneWeb
Tudo sobre SpaceX

A OneWeb fechou um novo acordo com a SpaceX, que permitirá a retomada dos lançamentos de seus satélites de internet já neste ano. A parceria foi anunciada em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (21) e, até o momento, não há informações sobre quando o primeiro lançamento deverá acontecer e nem qual veículo lançador da SpaceX será utilizado.

No comunicado, a empresa afirma que entrou em um acordo com a SpaceX, que permitirá a retomada dos lançamentos de seus satélites. “Agradecemos o apoio da SpaceX, que reflete nossa visão compartilhada do potencial sem fronteiras do espaço”, disse Neil Masterson, CEO da OneWeb. “Com esses planos de lançamentos, estamos a caminho de finalizar a construção da nossa frota completa de satélites”, finalizou.

Continua após a publicidade

O novo acordo foi fechado após a Roscosmos, a agência espacial russa, se recusar a continuar com os lançamentos dos satélites a menos que a OneWeb concordasse em atender alguns requisitos. Na ocasião, o diretor da Roscosmos, Dmitry Rogozin, afirmou que a Rússia só iria realizar os lançamentos se a empresa garantisse que não seriam usados para fins militares e se o Reino Unido retirasse todo o investimento que fez na OneWeb.

Tanto a empresa quanto o Reino Unido se recusaram a cumprir as exigências e, no fim, o foguete já preparado para levar os 36 satélites para o espaço foi removido da plataforma de lançamentos. Agora, o novo acordo parece atender a necessidade imediata da empresa. Até o momento, os termos na negociação são confidenciais.

Os satélites de internet da OneWeb

Chris McLaughlin, chefe de governo, regulamentação e engajamento da OneWeb, se recusou a revelar se o novo acordo inclui todos os lançamentos dos satélites restantes, a quantidade de missões e se os lançamentos serão realizados com foguetes Falcon 9 ou Falcon Heavy.

Continua após a publicidade

Os satélites em questão fazem parte da constelação da OneWeb, voltada para oferecer serviço de internet de alta velocidade e baixa latência em todo o mundo — o mesmo mercado em que a SpaceX, Amazon e outras empresas vêm trabalhando. Assim, como a OneWeb e a SpaceX podem ser consideradas concorrentes, a decisão pode parecer estranha. Mesmo assim, McLaughlin afirma que este não é o caso, já que a SpaceX é mais focada em atender clientes individuais, enquanto a OneWeb quer oferecer seu serviço a governos.

“Nós os vemos como um fornecedor de internet para uma base ampla de consumidores”, explicou. “Eles fazem um trabalho muito bom ali. Nos vemos mais como um serviço de nicho, de governo, serviço empresarial polar; são produtos muito, muito diferentes”.

Fonte: OneWeb